v. 16 n. 1 (2023): JANEIRO - ABRIL 2023

					Visualizar v. 16 n. 1 (2023): JANEIRO - ABRIL 2023
Publicado: 2023-05-26

Artigos

  • Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes impactos sobre a comunidade escolar

    Thiago Henrique Azevedo Tosta
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.5997
  • Formação inicial de professores desafios de estudantes dos cursos de licenciatura do IFMT - Campus Confresa

    Gisllaynne Rayanne Borges Coelho, Jéssica de Oliveira Andrade Borges, Ana Cláudia Tasinaffo Alves
    12-27
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6179
  • Comunicação e narrativa histórica na educação profissional educação como sistema de poder

    Thiago de Araújo Lira, Ryhã Henrique Caetano e Souza, Anderson Claytom Ferreira Brettas
    28-43
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6156
  • O abandono do “corpo” nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no Ensino Técnico de Nível Médio análise das diretrizes de uma instituição federal do Rio de Janeiro

    Rafael Guimarães Botelho, Wagner Wey Moreira
    44-60
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6810
  • Aprendizagem baseada em projetos e ensino por investigação como alternativas para o ensino de Ciências visão dos discentes de uma disciplina pedagógica

    Deyla Paula de Oliveira, Ayslane Barros dos Santos, Gustavo Cunha de Araújo
    61-79
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6789
  • Produção de conhecimento sobre o ensino de Português o que a escrita dos estagiários pode nos dizer acerca disso?

    Janaina Zaidan Bicalho Fonseca
    80-98
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6777
  • Ciência espiritual e pensamento antroposófico goethianístico um saber decolonial e emancipatório

    Yuri Rodrigues da Cunha
    99-114
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6544
  • A formação de professores pós BNCC perigos e controversas para a valorização e autonomia docente

    Patrícia Duarte Claudino, Maria Célia Borges
    115-136
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6506
  • Educação inclusiva e diversidade no ensino superior estudo de estado da arte em produções científicas

    Cleuza Rezende Macedo, Cinara Aline de Freitas
    137-152
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6211
  • Mapeamento dos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    José Constâncio de Oliveira, Danielle Aparecida Reis Leite
    153-173
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6188
  • Redes sociais digitais no contexto da prática pedagógica no Ensino Médio

    Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos, Alessandro Silva de Oliveira
    174-196
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6806
  • Análise das abordagens metodológicas de teses e dissertações que retratam o Programa Residência Pedagógica

    Ana Carolina Sabino dos Santos, Helena Maria dos Santos Felício
    197-214
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6780
  • Estratégias de identificação e enfrentamento de notícias falsas (fake news) sobre vacinas através do ensino de ciências por investigação

    Marcelo Ferreira da Cruz, Ana Cláudia Rabelo e Silva, Ingrid Nunes Derossi
    215-234
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6626
  • Objetos de Aprendizagem Interativos um estudo sobre seus usos e aplicabilidades da educação básica à superior

    Cristiane Alves Cardoso, Luana Lemos de Almeida, Renato de Magalhães Dantas Neto, Renato Pereira Calazans
    235-252
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6532

Relato de experiência

Ensaio

  • Contextos geradores de aprendizagem e envelhecimento benefícios para pessoas idosas

    Dante Ogassavara, Thais da Silva-Ferreira, Jeniffer Ferreira-Costa, Daniel Bartholomeu, Ivan Wallan Tertuliano, José Maria Montiel
    299-314
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6455
  • Língua e linguagem um debate ainda aberto no campo dos letramentos acadêmicos

    Amábile Piacentine Drogui, Vera Lucia Lopes Cristovão
    315-326
    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6811