v. 16 n. 1 (2023): JANEIRO - ABRIL 2023

					Visualizar v. 16 n. 1 (2023): JANEIRO - ABRIL 2023
Publicado: 2023-05-26

Artigos

  • Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes impactos sobre a comunidade escolar

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.5997
    Thiago Henrique Azevedo Tosta
    1-11
  • Formação inicial de professores desafios de estudantes dos cursos de licenciatura do IFMT - Campus Confresa

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6179
    Gisllaynne Rayanne Borges Coelho, Jéssica de Oliveira Andrade Borges, Ana Cláudia Tasinaffo Alves
    12-27
  • Comunicação e narrativa histórica na educação profissional educação como sistema de poder

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6156
    Thiago de Araújo Lira, Ryhã Henrique Caetano e Souza, Anderson Claytom Ferreira Brettas
    28-43
  • O abandono do “corpo” nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no Ensino Técnico de Nível Médio análise das diretrizes de uma instituição federal do Rio de Janeiro

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6810
    Rafael Guimarães Botelho, Wagner Wey Moreira
    44-60
  • Aprendizagem baseada em projetos e ensino por investigação como alternativas para o ensino de Ciências visão dos discentes de uma disciplina pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6789
    Deyla Paula de Oliveira, Ayslane Barros dos Santos, Gustavo Cunha de Araújo
    61-79
  • Produção de conhecimento sobre o ensino de Português o que a escrita dos estagiários pode nos dizer acerca disso?

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6777
    Janaina Zaidan Bicalho Fonseca
    80-98
  • Ciência espiritual e pensamento antroposófico goethianístico um saber decolonial e emancipatório

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6544
    Yuri Rodrigues da Cunha
    99-114
  • A formação de professores pós BNCC perigos e controversas para a valorização e autonomia docente

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6506
    Patrícia Duarte Claudino, Maria Célia Borges
    115-136
  • Educação inclusiva e diversidade no ensino superior estudo de estado da arte em produções científicas

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6211
    Cleuza Rezende Macedo, Cinara Aline de Freitas
    137-152
  • Mapeamento dos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6188
    José Constâncio de Oliveira, Danielle Aparecida Reis Leite
    153-173
  • Redes sociais digitais no contexto da prática pedagógica no Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6806
    Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos, Alessandro Silva de Oliveira
    174-196
  • Análise das abordagens metodológicas de teses e dissertações que retratam o Programa Residência Pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6780
    Ana Carolina Sabino dos Santos, Helena Maria dos Santos Felício
    197-214
  • Estratégias de identificação e enfrentamento de notícias falsas (fake news) sobre vacinas através do ensino de ciências por investigação

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6626
    Marcelo Ferreira da Cruz, Ana Cláudia Rabelo e Silva, Ingrid Nunes Derossi
    215-234
  • Objetos de Aprendizagem Interativos um estudo sobre seus usos e aplicabilidades da educação básica à superior

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6532
    Cristiane Alves Cardoso, Luana Lemos de Almeida, Renato de Magalhães Dantas Neto, Renato Pereira Calazans
    235-252

Relato de experiência

Ensaio

  • Contextos geradores de aprendizagem e envelhecimento benefícios para pessoas idosas

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6455
    Dante Ogassavara, Thais da Silva-Ferreira, Jeniffer Ferreira-Costa, Daniel Bartholomeu, Ivan Wallan Tertuliano, José Maria Montiel
    299-314
  • Língua e linguagem um debate ainda aberto no campo dos letramentos acadêmicos

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6811
    Amábile Piacentine Drogui, Vera Lucia Lopes Cristovão
    315-326