Estratégias de identificação e enfrentamento de notícias falsas (fake news) sobre vacinas através do ensino de ciências por investigação

Autores

  • Marcelo Ferreira da Cruz Universidade de São Paulo - USP
  • Ana Cláudia Rabelo e Silva Universidade de São Paulo - USP
  • Ingrid Nunes Derossi Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6626

Palavras-chave:

Vacinas, Ensino por investigação, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo discorre sobre a construção, aplicação e análise de uma sequência de ensino investigativa (SEI) cujo objetivo foi a capacitação dos estudantes para o reconhecimento e enfrentamento de notícias falsas (fake news), em especial com relação às vacinas. A análise baseou-se nos critérios de oferecimento de oportunidades de aprendizagem aos estudantes e nos eixos organizadores da SEI que foi elaborada em 3 aulas, para alunos do 7º ano, seguindo as etapas do ciclo investigativo. Os resultados foram significativos, considerando que os estudantes relacionaram os impactos das fake news na vacinação, discutiram quais critérios tornavam as fake news tão “confiáveis” e dissemináveis para, ao final, produzirem uma mensagem noticiosa no WhatsApp, cientificamente embasada, utilizando as características de uma fake news. Destacamos o uso profícuo das tecnologias da informação e comunicação, contribuindo para o engajamento e desenvolvimento integral dos estudantes, passível de potencialização caso a proposta amplie-se num projeto interdisciplinar, com possibilidade de atender e beneficiar a comunidade escolar.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

FERREIRA DA CRUZ, M.; RABELO E SILVA, A. C.; NUNES DEROSSI, I. Estratégias de identificação e enfrentamento de notícias falsas (fake news) sobre vacinas através do ensino de ciências por investigação . Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 215–234, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6626. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6626. Acesso em: 19 nov. 2024.