Estratégias de identificação e enfrentamento de notícias falsas (fake news) sobre vacinas através do ensino de ciências por investigação

Autores

  • Marcelo Ferreira da Cruz Universidade de São Paulo - USP
  • Ana Cláudia Rabelo e Silva Universidade de São Paulo - USP
  • Ingrid Nunes Derossi Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6626

Palavras-chave:

Vacinas, Ensino por investigação, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo discorre sobre a construção, aplicação e análise de uma sequência de ensino investigativa (SEI) cujo objetivo foi a capacitação dos estudantes para o reconhecimento e enfrentamento de notícias falsas (fake news), em especial com relação às vacinas. A análise baseou-se nos critérios de oferecimento de oportunidades de aprendizagem aos estudantes e nos eixos organizadores da SEI que foi elaborada em 3 aulas, para alunos do 7º ano, seguindo as etapas do ciclo investigativo. Os resultados foram significativos, considerando que os estudantes relacionaram os impactos das fake news na vacinação, discutiram quais critérios tornavam as fake news tão “confiáveis” e dissemináveis para, ao final, produzirem uma mensagem noticiosa no WhatsApp, cientificamente embasada, utilizando as características de uma fake news. Destacamos o uso profícuo das tecnologias da informação e comunicação, contribuindo para o engajamento e desenvolvimento integral dos estudantes, passível de potencialização caso a proposta amplie-se num projeto interdisciplinar, com possibilidade de atender e beneficiar a comunidade escolar.

Referências

BANDURA, A. A teoria social cognitiva na perspectiva da agência. In: Bandura, A., Azzi, R. G.; Polydoro, S. (org.). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 69-96.

BOND, M.; BEDENLIER, S. Facilitating student engagement through educational technology: towards a conceptual framework. JIME, v. 1, n. 11, p. 1-14, 2019. http://doi.org/10.5334/jime.528.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

CAMARGO Jr, K. R. de. Lá vamos nós outra vez: a reemergência do ativismo antivacina na Internet. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. sup. 2, e00037620, 2020. http://doi.org/10.1590/0102-311X00037620.

CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. RBPEC, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018. http://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765.

CINTRA, S. L. A. D., CORREIA, L. B. S.; TENO, N. A. C. Braz. J. of Develop., v. 6, n. 9, p. 66451-66463, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-180.

EDUCAMÍDIA. Protocolos para avaliar a informação. Recurso: material pedagógico. Instituto Palavra Aberta. 2020. https://educamidia.org.br/api/wp-content/uploads/2020/10/FERRAMENTAS_Avaliando-a-informa%C3%A7%C3%A3o.pdf.

FERRARI, A. C.; MACHADO, D.; OCHS, M. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta. 2020. https://educamidia.org.br/api/wp-content/uploads/2021/03/Guia-da-Educac%CC%A7a%CC%83o-Midia%CC%81tica-Single.pdf.

FERREIRA, M. V.; QUADROS, A. de; DELLANHESE, A. P. F.; Fernandes, M. T. C. Movimento antivacinação no Facebook®: uma análise crítica da disseminação de notícias falsas. Braz. J. of Develop., v. 6, n. 9, p. 66669-66685, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-197.

FINATTO, M. J. B.; SILVA, A. da; ESTEVES, F. F. Fake news e desinformação sobre vacinas: contribuições dos estudos da Terminologia, do Texto e do Discurso. Rev. GTLex, v. 6, n. 2, p. 345-394, 2021. https://doi.org/10.14393/Lex12-v6n2a2021-1.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra. 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. 1996.

FRUGOLI, A. G.; PRADO, R. de S.; SILVA, T. M. R. da; MATOZINHOS, F. P.; TRAPÉ, C. A.; LACHTIM, S. A. F. Fake news sobre vacinas: uma análise sob o modelo dos 3Cs da Organização Mundial da Saúde. Rev. Esc. Enf. USP, v. 55, e03736, 2021. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020028303736.

GERMANI, F.; BILLER-ANDORNO, N. The anti-vaccination infodemic on social media: A behavioral analysis. PLOS ONE, v. 16, n. 3, e0247642, 2021. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0247642

GODOY, L. D.; FALCOSKI, R.; INCROCCI, R. M.; VERSUTI, F. M.; PADOVAN-NETO, F. E. The psychological impact of the COVID-19 pandemic in remote learning in higher education. Educ. Sci., v. 11, n. 9, p. 473-486, 2021. https://doi.org/10.3390/educsci11090473.

LUCKESI, C. C. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? In: Luckesi, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011, p. 45-60.

MASSARANI, L.; LEAL, T.; WALTZ, I. O debate sobre vacinas em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento. Cad. Saúde Públ., v. 36, n. supl.2, e00148319, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-311X00148319.

MASSARANI, L. M.; LEAL, T.; WALTZ, I.; MEDEIROS, A. Infodemia, desinformação e vacinas: a circulação de conteúdos em redes sociais antes e depois da COVID-19. Liinc Em Revista, v. 17, e5689, 2021. https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5689.

MONARI, A. C. P.; ARAUJO, K. M.; SOUZA, M. R.; SACRAMENTO, I. Disputas narrativas e legitimação: análise dos argumentos de Bolsonaro sobre vacinação contra Covid-19 no Twitter. Liinc Em Revista, v. 17, e5707, 2021. https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5707.

MORAES, V. R. A. de; TAZIRI, J. A motivação e o engajamento de alunos em uma atividade na abordagem do ensino de ciências por investigação. IENCI, v. 24, n. 2, p. 72-89, 2019. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p72.

OLIVEIRA, B. L. C. A. de; CAMPOS, M. A. G.; QUEIROZ, R. C. de S.; ALVES, M. T. S. S. de B. e; SOUZA, B. F. de; SANTOS, A. M. dos; SILVA, A. A. M da. Prevalência e fatores associados à hesitação vacinal contra a covid-19 no Maranhão, Brasil. Rev. Saúde Públ., v. 55, n. 12, p. 1-12, 2021. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003417.

OLIVEIRA, C. B.; SILVA-FORSBERG, M. C. O uso de narrativas nas pesquisas em formação docente em educação em ciências e matemática. Rev. Ensaio, v. 22, n. e14867, 1-19, 2020. https://doi.org/10.1590/21172020210102.

PEDASTE, M.; MÄEOTS, M.; SIIMAN, L. A.; JONG, T. de; RIESEN, S. A. N. van; KAMP, E. T.; MANOLI, C. C.; ZACHARIA, Z. C.; TSOURLIDAKI, E. Phases of inquiry-based learning: definitions and the inquiry cycle. Educ. Res. Rev., v. 14, p. 47-61, 2015. http://dx.doi.org/10.1016/j.edurev.2015.02.003.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ens. Pesq. Educ. Ciênc., v. 17, n. especial, p. 49-67, 2015. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04.

SCARPA, D. L.; CAMPOS, N. F. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estud. Av., v. 32, n. 94, p. 25-41, 2018. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0003.

SCHWARTZ, K. D.; EXNER-CORTENSM, D.; MCMORRIS, C. A., MAKARENKO, E., ARNOLD, P.; VAN BAVEL, M.; WILLIAMS, S.; CANFIELD. R. COVID-19 and student well-being: stress and mental health during return-to-school. Can. J. Sch. Psychol., v. 36, n. 2, p. 166-185, 2021. https://doi.org/10.1177/08295735211001653.

SEDANO, L.; CARVALHO, A. M. P. de. Ensino de ciências por investigação: oportunidades de interação social e sua importância para a construção da autonomia moral. Alexandria: Rev. Educ. Ci. Tec., v. 10, p. 199-220, 2017. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p199.

SOARES, I. de O. Educomunicação e educação midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, v. 19, n. 2, p. 15-26, 2014. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p15-26.

SOARES, N.; TRIVELATO, S. F. Ensino de ciências por investigação–revisão e características de trabalhos publicados. Atas de Ciências da Saúde, v. 7, p. 45-45, 2019.

SOUZA, M. G. da S.; CABRAL, C. L. de O. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, v. 33, n. 2, p. 149-158, 2015. https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149/102.

SYED, W.; MAGALHÃES, C.; ACELINO, A.; MOREIRA, E. A.; VALEZY, R. G.; MORO, F.; GONZAGA, I.; SERRÃO, V.; GARDINI, M.; SIMONETTO, C. Coronavírus: Fake News e como identificá-las. Vidya Academics: divulgação científica. 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1J1LSiyenP74KkFZ6CiSJs6GyxGMkne59/view.

TEIXEIRA, A.; SANTOS, R. Fake news colocam a vida em risco: a polêmica da campanha de vacinação contra a febre amarela no Brasil. Rev. Eletron. Comun. Inf. Inov. Saúde, v. 14, p. 72-89, 2020. https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1979/2340

TRIVELATO, S. L. F.; TONIDANDEL, S. M. R. Ensino por investigação: eixos organizadores para sequências de ensino de Biologia. Rev. Ensaio, v. 17, n. especial, p. 97-114, 2015. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s06.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Manual de enfrentamento de fake news em tempos de Covid-19, 2020. https://sites.ufpe.br/rpf/wp-content/uploads/sites/43/2020/05/Manual-de-enfrentamento-a-fake-news.pdf.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO. Guia prático para identificação e combate à fake news. 2021. https://direito.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/35/2021/05/Guia-Pratico-para-identificacao-e-combate-as-Fake-News.pdf.

VASCONCELLOS, C, dos S. Metodologia dialética em sala de aula. Rev. de Educação AEC., v. 21, n. 83, p. 28-55, 1992. http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/MDSA-AEC.pdf.

VERSUTI, F.; MULLE, R.; GUERREIRO, C.; MARTINS, F.; PERALTA, D. Habilidades socioemocionais e tecnologias educacionais: revisão sistemática de literatura. Rev. Bras. de Informática na Educação, v. 28, p. 1086-1104, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1086.

ZOMPERO, A. F; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas para as aulas de Ciências: um diálogo com a teoria da aprendizagem significativa. Curitiba: Appris, 2016.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

FERREIRA DA CRUZ, M.; RABELO E SILVA, A. C.; NUNES DEROSSI, I. Estratégias de identificação e enfrentamento de notícias falsas (fake news) sobre vacinas através do ensino de ciências por investigação . Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 215–234, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6626. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6626. Acesso em: 27 abr. 2024.