O abandono do “corpo” nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no Ensino Técnico de Nível Médio

análise das diretrizes de uma instituição federal do Rio de Janeiro

Autores

  • Rafael Guimarães Botelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pós-Doutorando, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 100172/2021-0).
  • Wagner Wey Moreira Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 313102/2021-0)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6810

Palavras-chave:

Corpo, Atividades pedagógicas não presenciais, Diretrizes curriculares, Ensino médio técnico

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o trato concedido ao corpo – enquanto componente do processo educacional – nos documentos institucionais que estabeleceram as diretrizes de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), para o Ensino Técnico de Nível Médio, em uma instituição federal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque exploratório. O corpus de análise incluiu duas diretrizes de APNP para o Ensino Técnico de Nível Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Foi empregada a análise de conteúdo. Resultados: o estudo revela que não houve sequer espaço/lugar dedicado à questão do corpo nos 34 artigos que compõem as duas diretrizes de APNP para o Ensino Técnico de Nível Médio, reforçando, consequentemente, que as atividades educacionais são realizadas, exclusivamente, a partir do cérebro do/a aluno/a. Em resumo, os resultados obtidos a partir da análise das diretrizes de APNP, do IFRJ, mostram, lamentavelmente, um reforço do paradigma cartesiano na Educação Escolar: corpo de um lado, intelecto do outro!  

Biografia do Autor

Rafael Guimarães Botelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pós-Doutorando, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 100172/2021-0).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Wagner Wey Moreira, Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 313102/2021-0)

Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (processo no 313102/2021-0)

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ANEXO A – CORPUS DE ANÁLISE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior. Resolução nº 22, de 13 de outubro de 2020. Aprova as diretrizes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) no âmbito dos cursos de ensino técnico de nível médio e de formação inicial e continuada (FIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em decorrência de Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho Superior, 2020. 24 p. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ConSup/Resolucoes2020/arquivo_completo_-_resolucao_no_22.2020_-aprovar_diretrizes_para_o_desenvolvimento_de_atividades_pedagogicas_nao_presenciais_apnps_no_ambito_dos_cursos_de_ensino_tecnico_e_fic.pdf. Acesso em: out. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior. Resolução nº 35, de 07 de julho de 2021. Aprova a alteração das diretrizes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) no âmbito dos cursos de ensino técnico de nível médio e de formação inicial e continuada (FIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em decorrência de Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho Superior, 2021. 27 p. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ConSup/Resolucoes2021/arquivo_completo_-_resolucao_no_35-2021.pdf. Acesso em: out. 2022.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

GUIMARÃES BOTELHO, R.; WEY MOREIRA, W. O abandono do “corpo” nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no Ensino Técnico de Nível Médio: análise das diretrizes de uma instituição federal do Rio de Janeiro. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 44–60, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6810. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6810. Acesso em: 9 maio. 2024.