O abandono do “corpo” nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no Ensino Técnico de Nível Médio

análise das diretrizes de uma instituição federal do Rio de Janeiro

Autores

  • Rafael Guimarães Botelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pós-Doutorando, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 100172/2021-0).
  • Wagner Wey Moreira Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 313102/2021-0)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6810

Palavras-chave:

Corpo, Atividades pedagógicas não presenciais, Diretrizes curriculares, Ensino médio técnico

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o trato concedido ao corpo – enquanto componente do processo educacional – nos documentos institucionais que estabeleceram as diretrizes de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), para o Ensino Técnico de Nível Médio, em uma instituição federal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque exploratório. O corpus de análise incluiu duas diretrizes de APNP para o Ensino Técnico de Nível Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Foi empregada a análise de conteúdo. Resultados: o estudo revela que não houve sequer espaço/lugar dedicado à questão do corpo nos 34 artigos que compõem as duas diretrizes de APNP para o Ensino Técnico de Nível Médio, reforçando, consequentemente, que as atividades educacionais são realizadas, exclusivamente, a partir do cérebro do/a aluno/a. Em resumo, os resultados obtidos a partir da análise das diretrizes de APNP, do IFRJ, mostram, lamentavelmente, um reforço do paradigma cartesiano na Educação Escolar: corpo de um lado, intelecto do outro!  

Biografia do Autor

Rafael Guimarães Botelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Pós-Doutorando, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 100172/2021-0).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Wagner Wey Moreira, Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (Processo n. 313102/2021-0)

Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista do CNPq - Brasil (processo no 313102/2021-0)

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOTELHO, Rafael Guimarães; OLIVEIRA, Cristina da Cruz de. Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 44, n. 3, p. 501-513, set./dez. 2015. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1804/3251. Acesso em: set. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 145, n. 253, p. 1-3, 30 dez. 2008.

BRASIL. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 153, n. 98, p. 44-46, 24 maio 2016.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e Ação na Sala de Aula).

FREIRE, João Batista. Métodos de confinamento e engorda (como fazer render mais porcos, galinhas, crianças...). In: MOREIRA, Wagner Wey. (org.) Educação física & esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992. p.109-122.

FREIRE, João Batista. Prefácio. In: MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina; MARTINS, Ida Carneiro. Aulas de educação física no ensino médio. 2. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 9-12. Inclui repertório de atividades.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

GIRARD, Véronique; CHALVIN, Marie Joseph. Um corpo para compreender e aprender. São Paulo: Loyola, 2001.

GOMES, Carlos Eduardo Stante; MOREIRA, Wagner Wey. O fenômeno corpo/corporeidade na formação de alunos concluintes de licenciatura em pedagogia EAD. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 32, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3991. Acesso em: ago. 2022.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto; FERNÁNDEZ COLLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO, María del Pilar. Metodología de la investigación. 5. ed. Colombia: McGrawHill, 2010. Inclui CD-ROM.

INFORSATO, Edson do Carmo. A educação entre o controle e a libertação do corpo. In: MOREIRA, Wagner Wey (org.). Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas: Papirus, 2006. p. 91-108.

MAGRIN, Natália Papacídero; REIS, Laudeth Alves dos; MOREIRA, Wagner Wey. A (in)visibilidade do corpo nos guias de ensino remoto: educação, tecnologia e pandemia. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 28, e40369, p. 1-13, jan./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/40369/32472. Acesso em: ago. 2022.

#MENOS telas #mais saúde: manual de orientação. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria: 2019. 11 p. Grupo de trabalho saúde na era digital (2019-2021). Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf. Acesso em: nov. 2022.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018. (Biblioteca do pensamento moderno).

MOREIRA, Wagner Wey; FERNANDES, Roseane do Socorro da Silva Matos. Docência de educação física e esporte: necessidade das presenças de Edgar Morin e Maurice Merleau-Ponty nos currículos dos cursos de licenciatura. In: BERTONI, Sônia; BOTELHO, Rafael Guimarães; MOREIRA, Wagner Wey (org.). Educação física para além do cartesianismo: reflexões para professores em form(ação). Campinas: Papirus, 2022. p. 197-219.

MOREIRA, Wagner Wey; GUIMARÃES, Alexandre Magno; CAMPOS, Marcus Vinicius Simões de. Escola: presença obrigatória da corporeidade. Quaestio, Sorocaba, v. 22, n. 3, p. 657-668, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p657-668. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3902/3834. Acesso em: nov. 2022.

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MOREIRA, Wagner Wey. Esporte para a saúde nos anos finais do ensino fundamental. Colaboração no repertório de atividades de: Raquel Stoilov Pereira, Evando Carlos Moreira e Alessandra Andrea Monteiro. São Paulo: Telos, 2012. (Coleção Educação Física Escolar).

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010. (Coleção Contextos da Ciência).

PILOTO, Ricardo Weller. Ensino remoto: corporeidade (des)conectada na formação inicial de professores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2021.

SANTIN, Silvino. Educação física: educar e profissionalizar. Porto Alegre: EST Ed., 1999.

SANTIN, Silvino. Educação física: uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí: Liv. Unijuí, 1987. (Coleção Ensaios: política e filosofia, 2).

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. O positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 2011.

ANEXO A – CORPUS DE ANÁLISE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior. Resolução nº 22, de 13 de outubro de 2020. Aprova as diretrizes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) no âmbito dos cursos de ensino técnico de nível médio e de formação inicial e continuada (FIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em decorrência de Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho Superior, 2020. 24 p. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ConSup/Resolucoes2020/arquivo_completo_-_resolucao_no_22.2020_-aprovar_diretrizes_para_o_desenvolvimento_de_atividades_pedagogicas_nao_presenciais_apnps_no_ambito_dos_cursos_de_ensino_tecnico_e_fic.pdf. Acesso em: out. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior. Resolução nº 35, de 07 de julho de 2021. Aprova a alteração das diretrizes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) no âmbito dos cursos de ensino técnico de nível médio e de formação inicial e continuada (FIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em decorrência de Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho Superior, 2021. 27 p. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ConSup/Resolucoes2021/arquivo_completo_-_resolucao_no_35-2021.pdf. Acesso em: out. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

GUIMARÃES BOTELHO, R.; WEY MOREIRA, W. O abandono do “corpo” nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no Ensino Técnico de Nível Médio: análise das diretrizes de uma instituição federal do Rio de Janeiro. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 44–60, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6810. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6810. Acesso em: 21 dez. 2024.