Contextos geradores de aprendizagem e envelhecimento

benefícios para pessoas idosas

Autores

  • Dante Ogassavara Universidade São Judas Tadeu
  • Thais da Silva-Ferreira Universidade São Judas Tadeu
  • Jeniffer Ferreira-Costa Universidade São Judas Tadeu
  • Daniel Bartholomeu UniAnchieta
  • Ivan Wallan Tertuliano Universidade Anhembi Morumbi
  • José Maria Montiel Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6455

Palavras-chave:

Educação, Pessoas Idosas, Envelhecimento

Resumo

O envelhecer ocasiona demandas complexas. O objetivo deste estudo foi compilar materiais científicos acerca das vivências acadêmicas e de aprendizagem de idosos. A aquisição de novas aprendizagens é benéfica, sendo que as instituições com programas específicos, podem ser uma forma de inserir atividades educativas/lazer no cotidiano dos idosos, favorecendo o enfrentamento positivo das adversidades e uma maior integração social. Concluiu-se que a criação desses programas educacionais é positiva para a população idosa, sendo a busca por lazer a maior motivação para que este público procure as instituições. Evidencia-se a necessidade de elaboração de diretrizes educacionais específicas e a realização de estudos para um aprofundamento da temática abordada.

Biografia do Autor

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Mestrando em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Graduanda em Psicologia, Programa de Iniciação Científica – ProCiência pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Graduanda em Psicologia, Programa de Iniciação Científica – ProCiência pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Daniel Bartholomeu, UniAnchieta

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente na UniAnchieta – Departamento de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil.

Ivan Wallan Tertuliano, Universidade Anhembi Morumbi

Pós-Doutorado pela UNESP. Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP. Mestre em Educação Física pela EEFE-USP. Graduado em Educação Física pela UNINOVE. Professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

OGASSAVARA, D.; SILVA-FERREIRA, T. da .; FERREIRA-COSTA, J.; BARTHOLOMEU, D.; TERTULIANO, I. W.; MONTIEL, J. M. Contextos geradores de aprendizagem e envelhecimento: benefícios para pessoas idosas. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 299–314, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6455. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6455. Acesso em: 21 dez. 2024.