Contextos geradores de aprendizagem e envelhecimento

benefícios para pessoas idosas

Autores

  • Dante Ogassavara Universidade São Judas Tadeu
  • Thais da Silva-Ferreira Universidade São Judas Tadeu
  • Jeniffer Ferreira-Costa Universidade São Judas Tadeu
  • Daniel Bartholomeu UniAnchieta
  • Ivan Wallan Tertuliano Universidade Anhembi Morumbi
  • José Maria Montiel Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6455

Palavras-chave:

Educação, Pessoas Idosas, Envelhecimento

Resumo

O envelhecer ocasiona demandas complexas. O objetivo deste estudo foi compilar materiais científicos acerca das vivências acadêmicas e de aprendizagem de idosos. A aquisição de novas aprendizagens é benéfica, sendo que as instituições com programas específicos, podem ser uma forma de inserir atividades educativas/lazer no cotidiano dos idosos, favorecendo o enfrentamento positivo das adversidades e uma maior integração social. Concluiu-se que a criação desses programas educacionais é positiva para a população idosa, sendo a busca por lazer a maior motivação para que este público procure as instituições. Evidencia-se a necessidade de elaboração de diretrizes educacionais específicas e a realização de estudos para um aprofundamento da temática abordada.

Biografia do Autor

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Mestrando em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Graduanda em Psicologia, Programa de Iniciação Científica – ProCiência pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Graduanda em Psicologia, Programa de Iniciação Científica – ProCiência pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Daniel Bartholomeu, UniAnchieta

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente na UniAnchieta – Departamento de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil.

Ivan Wallan Tertuliano, Universidade Anhembi Morumbi

Pós-Doutorado pela UNESP. Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP. Mestre em Educação Física pela EEFE-USP. Graduado em Educação Física pela UNINOVE. Professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

ANDRIOLO, Brenda Nazaré Gomes et al. Avaliação do grau de funcionalidade em idosos usuários de um centro de saúde. Rev Soc Bras Clin Med, v. 14, n. 3, p. 139-44, 2016.

BETTONI, Loren Caroline; OTTAVIANI, Ana Carolina; ORLANDI, Fabiana Souza. Associação entre o autocuidado e a qualidade de vida de pacientes com doença renal crônica. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 19, 2017. https://doi.org/10.5216/ree.v19.27442

BEZERRA, Mharianni Ciarlini de Sousa; CURY, Vera Engler. A experiência de psicólogos em um programa de residência multiprofissional em saúde. Psicologia USP, v. 31, 2020. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190079

CENTRO INTERNACIONAL DE LONGEVIDADE BRASIL – ILC-BR. Envelhecimento Ativo: Um Marco Político em Resposta à Revolução da Longevidade. Centro Internacional de Longevidade Brasil, 2015.

CHOI, Ilseon; CHO, Sung Ran. A Case Study of Active Aging through Lifelong Learning: Psychosocial Interpretation of Older Adult Participation in Evening Schools in Korea. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 17, p. 9232, 2021. https://doi.org/10.3390/ijerph18179232

COELHO, Fernanda Figueiredo; MICHEL, Renate Brigitti. Associação entre cognição, suporte social e qualidade de vida de idosos atendidos em uma unidade de saúde de Curitiba/PR. Ciências & Cognição, v. 23, n. 1, p. 54-62, 2018.

BRASIL. Lei n° 13.005 de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Disponível em: 08 de Agosto de 2022.

BRASIL. Lei n° 8.842 de 1994. Dispõe a Política Nacional do Idoso. Diário Oficial da União. Brasília, DF. 1994. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm. Acessado em: 25 de Abril de 2022

BRASIL. Decreto n° 9.921 de 2019. Consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo federal que dispõem sobre a temática da pessoa idosa. Diário Oficial da União. Brasília, DF. 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9921.htm. Acessado em: 08 de Agosto de 2022.

DERHUN, Flávia Maria et al. A participação em atividades universitárias para idosos: motivações de brasileiros e espanhóis. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, p. 104-110, 2019. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0181

DERHUN, Flávia Maria et al. Contribuições das atividades universitárias para o envelhecimento ativo: teoria fundamentada nos dados. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 56, 2022. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0237

ELTZ, Giovana Duarte et al. Panorama atual das universidades abertas à terceira idade no Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, v. 17, n. 4, p. 83-94, 2014.

FALLER, Jossiana Wilke; TESTON, Elen Ferraz; MARCON, Sonia Silva. Estrutura conceptual do envelhecimento em diferentes etnias. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 39, 2018. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.66144

FARIA, Carla; MONTEIRO, Joana; BASTOS, Alice. Acontecimentos de vida e envelhecimento: uma leitura individual e qualitativa-parte II. Egitania Sciencia, p. 187-201, 2021. https://doi.org/10.46691/es.v0i040

FERREIRA-FILHO, Sérgio Ferreira de et al. Prevalence of dementia and cognitive impairment with no dementia in a primary care setting in southern Brazil. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 79, p. 565-570, 2021. https://doi.org/10.1590/0004-282X-ANP-2020-0410

GEHLEN, Maria Helena; STOBAUS, Claus Dieter. O ensino e a aprendizagem no atendimento geriátrico-gerontológico: uma possibilidade educativa. Revista Kairós-Gerontologia, v. 22, n. 2, p. 417-440, 2019. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p417-440

GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, Susana; OUTEIRO, Tiago Fleming. A disfunção cognitiva nas doenças neurodegenerativas. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v. 12, n. 3, 2015. https://doi.org/10.5335/rbceh.v12i3.6007

HAJEK, André; KÖNIG, Hans?Helmut. Personality and functional impairment. Evidence from the Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe. Psychogeriatrics, v. 21, n. 6, p. 861-868, 2021. https://doi.org/10.1111/psyg.12751

HEID, Allison R. et al. The Prospective Association of Personality Traits and Successful Aging. The International Journal of Aging and Human Development, v. 94, n. 2, p. 193-214, 2022. https://doi.org/10. 1177/ 0091 4150 21989460

IKEGAMI, Érica Midori et al. Capacidade funcional e desempenho físico de idosos comunitários: um estudo longitudinal. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 1083-1090, 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. (2019). Projeções da população por sexo e idades. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao/9109-projecao-da-populacao.html?=&t=resultados. Acesso em: 08 de Agosto de 2022.

LIVINGSTON, Gill et al. Dementia prevention, intervention, and care: 2020 report of the Lancet Commission. The Lancet, v. 396, n. 10248, p. 413-446, 2020.

MAIA, Carlos Manuel Leitão et al. Redes de apoio social e de suporte social e envelhecimento ativo. International Journal of Developmental and Educational Psychology, v. 1, n. 1, p. 293–304, 2016. doi: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n1.v1.279

MARQUES, Denise Travassos; PACHANE, Graziela Giusti. Formação de educadores: uma perspectiva de educação de idosos em programas de EJA. Educação e Pesquisa, v. 36, p. 475-490, 2010.

MARTINS, Rita de Cassia Cabral de Campos; CASETTO, Sidnei José; GUERRA, Ricardo Luís Fernandes. Mudanças na qualidade de vida: a experiência de idosas em uma universidade aberta à terceira idade. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 22, 2019. https://doi.org/10.1590/1981-22562019022.180167

MCDANIEL, Justin T. et al. Psychological Resilience and Cognitive Function Among Older Military Veterans. Gerontology and Geriatric Medicine, v. 8, 2022. https://doi.org/10.1177/23337214221081363

MURGU, Septimiu D.; KURMAN, Jonathan S.; HASAN, Omar. Bronchoscopy education: an experiential learning theory perspective. Clinics in chest medicine, v. 39, n. 1, p. 99-110, 2018. https://doi.org/10.1016/j.ccm.2017.11.002

NERI, Anita Liberalesso; VIEIRA, Ligiane Antonieta Martins. Envolvimento social e suporte social percebido na velhice. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 16, p. 419-432, 2013. https://doi.org/10.1590/S1809-98232013000300002

OLIVEIRA, Geovana Samuel et al. Metodologias de aprendizagem direcionadas às pessoas idosas: uma revisão sistemática da literatura. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 26, n. 2, 2021. https://doi.org/10.22456/2316-2171.110296

ONG, Paulus Anam et al. Dementia Prevalence, Comorbidities, and Lifestyle Among Jatinangor Elders. Frontiers in neurology, 2021. https://doi.org/10.3389/fneur.2021.643480

REIS, Kimberly Neves et al. A Importância Da Inclusão Dos Idosos No Processo De Ensino-Aprendizagem De Anatomia Humana–Oficina Conhecendo O Corpo Humano Do Projeto Universidade Aberta Da Terceira Idade–Uniati. CIPEEX, v. 2, p. 711-712, 2018.

RESENDE-NETO, Antônio Gomes et al. Treinamento funcional para idosos: uma breve revisão. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 24, n. 3, p. 167-77, 2016.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática x Revisão narrativa. Rev. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, 2021.

SUTIN, Angelina R. et al. Five-factor model personality traits and cognitive function in five domains in older adulthood. BMC geriatrics, v. 19, n. 1, p. 1-10, 2019. https://doi.org/10.1186/s12877-019-1362-1

UNICOVSKY, Margarita Ana Rubin. A educação como meio para vencer desafios impostos aos idosos. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, p. 241-243, 2004.

WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. Active ageing: A policy framework. World Health Organization, 2002.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

OGASSAVARA, D.; SILVA-FERREIRA, T. da .; FERREIRA-COSTA, J.; BARTHOLOMEU, D.; TERTULIANO, I. W.; MONTIEL, J. M. Contextos geradores de aprendizagem e envelhecimento: benefícios para pessoas idosas. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 299–314, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6455. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6455. Acesso em: 2 maio. 2024.