Educação inclusiva e diversidade no ensino superior

estudo de estado da arte em produções científicas

Autores

  • Cleuza Rezende Macedo Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Cinara Aline de Freitas Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6211

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Diversidade. Ensino Superior. Estado da Arte.

Resumo

O presente estudo buscou compreender o que se tem construído no campo da ciência sobre a inclusão no âmbito acadêmico. Como aporte teórico utilizou-se uma pesquisa por meio do estado da arte. A pesquisa traz um levantamento bibliográfico sobre trabalhos que apresentam os eixos: educação inclusiva, ensino superior e diversidade. Concluímos que como estado da arte, foi possível mapear as publicações que versam sobre educação inclusiva no ensino superior (ES) no período de 2015 a 2020, em periódicos e dissertações produzidos na área de educação inclusiva.  Embora o estado da arte tenha apresentado diversos temas diretamente ou indiretamente correlatos ao presente estudo. O mesmo não foi capaz de elucidar o problema da pesquisa, mas apresentou lacunas diretamente relacionadas a educação inclusiva no ES como a falta de formação inicial e continuada de professores, inúmeros problemas relativos à acessibilidade para o acesso e permanência desses estudantes e avaliação da aprendizagem no Ensino Superior. A pequena quantidade de periódicos selecionados demonstra que o campo de estudo no ES ainda carece de publicações. Como resultados, ainda em construção, destacamos que a educação inclusiva no ensino superior amparada pela legislação vigente, ainda, precisa de alguns cuidados, uma vez que há uma legislação que atende satisfatoriamente às demandas da educação inclusiva, é na prática na sua operacionalização que as dificuldades são encontradas. É uma área que nos instiga maiores abordagens teóricas, mais pesquisas e publicações.

Referências

ÁLVAREZ-PÉREZ, P. R., LÓPEZ-AGUILAR, D. Atención del profesorado universitario a estudiantes con necesidades educativas específicas. Educ. Educ.2015: 193-208. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/eded/v18n2/v18n2a01.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

BARBOSA, M. S. S. O papel da escola: Obstáculos e desfios para uma educação transformadora. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/6668. Acesso em: 04 jul. 2020.

BAZON, F.V.M. et al. Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva. Educ. Pesqui. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022018000100463&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 30 jul. 2020.

BRASIL, J. S. Acessibilidade atitudinal e pedagógica no ensino superior: caminhos para inclusão dos estudantes com deficiência na universidade. 214 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/4903. Acesso em: 30 jul. 2020.

BRASIL. Constituição Federal de 1988, de 5 de outubro de 1988. Disponível em http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 20 mar. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 15 fev. 2020.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº 13.146 de 06 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 15 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Experiências educacionais inclusivas: Programa educação inclusiva: direito à diversidade. Organizadora Berenice Weissheimer Roth. Brasília: Ministério da Educação, 2006. 191 p. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/919/1/experiencias_educacionais_inclusivas_.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

CAMARGO, E. P. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciênc. educ. Bauru,Jan/Mar. 2017.

CAPELLINI, V. L. M. F.; FONSECA. K. A. A escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos. Rev. Bras. Psicol. Educ., Araraquara, v.19, n.1, p. 107-127, jan./jun. 2017.

CLAVIJO CASTILLO, R. G.; BAUTISTA-CERRO, M. J. La educación inclusiva. Análisis y reflexiones en la educación superior ecuatoriana. Alteridad, 2020: 113-124.

FERNANDES, Z. B. A Universidade Inclusiva: (Trans) formação e Cidadania. Jorsen. 2016: 1067-1070. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12251. Acesso em: 30 jul. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JOCA. T. T. Nuances da Inclusão no Ensino Superior. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

MANTOAN, M.T. E. Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças. In: Nova Escola, maio de 2005.

MANTOAN, T. E. M. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo, ed. Moderna, 2003.

MELLO, F. A. DE; CAETANO, J. L. DE P.; MIRANDA, P. R. DE. Ferramentas tácteis no ensino de Matemática para um estudante cego: uma experiência no IF Sudeste MG. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. 2017: 11-25. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2209. Acesso em: 30 jul. 2020.

MILONE, J. C. Formação docente para a educação inclusiva: fragilidades e potencialidades expressas pelos licenciados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Julian de Camargo Milone. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2019.

Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/202041. Acesso em: 30 jul. 2020.

MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.

MUNIZ, J.S. Inclusão: aspectos limitantes e propulsores deste processo. Monografia do Curso de Pós-Graduação, Atendimento Escolar Especializado, da Associação jaboticacabalense de educação e cultura. Jaboticabal, 2020. Disponível em: ttps://tripop.com.br/noticias/inclusao-aspectos-limitantes-e-propulsores-deste-processo/ Acesso em: 30 jul. 2020.

OLIVEIRA, J. Análise da produção científica com a temática inclusão no ensino superior: reflexões sobre artigos publicados no período de 2016 a novembro de 2018. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 32, p. 73, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/36198/html. Acesso em: 30 jul. 2020.

PIPA, M. S. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior: práticas avaliativas no curso de Educação Física da UFRRJ. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2194. Acesso em: 30 jul. 2020.

RANIERI, N. B.S. ALVES, A. L. A. Direito à educação e direitos na educação em perspectiva interdisciplinar. São Paulo: Cátedra UNESCO de Direto à Educação/Universidade de São Paulo (USP). 520 p. 2018.

SERRANO, E.A.P. La educación inclusiva en la Educación Superior. Revista Ibero-Americana de estudos em Educação. 2015:583-597. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302017000100081&script=sci_arttext.Acesso em: 30 jul.2020.

SILVA, I. R. Educar para incluir crianças com deficiência são vítimas de exclusão das escolas. Centro Universitário Cesmac, Campus IV, Maceió, 2019. Disponível em: https://ri.cesmac.edu.br/handle/tede/928. Acesso em: 15 jul. 2020.

SILVA NETO, A. O et al. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, vol. 31, núm. 60, pp. 81-92, 2018.

TEIXEIRA JÚNIOR, J. G.; SOUZA, N. C. Análise das concepções de formadores de professores de Química acerca da inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Ensino Em ReVista, 2019:437-456. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/49341. Acesso em: 30 jul.2020.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

REZENDE MACEDO, C.; ALINE DE FREITAS, C. Educação inclusiva e diversidade no ensino superior: estudo de estado da arte em produções científicas. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 137–152, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6211. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6211. Acesso em: 19 nov. 2024.