Educação inclusiva e diversidade no ensino superior

estudo de estado da arte em produções científicas

Autores

  • Cleuza Rezende Macedo Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Cinara Aline de Freitas Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6211

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Diversidade. Ensino Superior. Estado da Arte.

Resumo

O presente estudo buscou compreender o que se tem construído no campo da ciência sobre a inclusão no âmbito acadêmico. Como aporte teórico utilizou-se uma pesquisa por meio do estado da arte. A pesquisa traz um levantamento bibliográfico sobre trabalhos que apresentam os eixos: educação inclusiva, ensino superior e diversidade. Concluímos que como estado da arte, foi possível mapear as publicações que versam sobre educação inclusiva no ensino superior (ES) no período de 2015 a 2020, em periódicos e dissertações produzidos na área de educação inclusiva.  Embora o estado da arte tenha apresentado diversos temas diretamente ou indiretamente correlatos ao presente estudo. O mesmo não foi capaz de elucidar o problema da pesquisa, mas apresentou lacunas diretamente relacionadas a educação inclusiva no ES como a falta de formação inicial e continuada de professores, inúmeros problemas relativos à acessibilidade para o acesso e permanência desses estudantes e avaliação da aprendizagem no Ensino Superior. A pequena quantidade de periódicos selecionados demonstra que o campo de estudo no ES ainda carece de publicações. Como resultados, ainda em construção, destacamos que a educação inclusiva no ensino superior amparada pela legislação vigente, ainda, precisa de alguns cuidados, uma vez que há uma legislação que atende satisfatoriamente às demandas da educação inclusiva, é na prática na sua operacionalização que as dificuldades são encontradas. É uma área que nos instiga maiores abordagens teóricas, mais pesquisas e publicações.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

REZENDE MACEDO, C.; ALINE DE FREITAS, C. Educação inclusiva e diversidade no ensino superior: estudo de estado da arte em produções científicas. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 137–152, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6211. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6211. Acesso em: 21 dez. 2024.