Língua e linguagem
um debate ainda aberto no campo dos letramentos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6811Resumo
Este estudo reflexivo retoma a problemática conceituação de língua e linguagem, trazendo para o debate perspectivas de quatro correntes teóricas que fundamentam diferentes ações e pesquisas sobre letramentos acadêmicos no Brasil. Em cada seção, fica o convite para discutir, a partir de nossas indagações e inquietações, as definições desses termos e as possibilidades que abrem ou fecham para determinados estudos. A discussão estabelecida permite inferir que há, ainda, lacunas e divergências paradigmáticas, no campo dos letramentos acadêmicos, quando se trata de conceituar a linguagem e nomear a comunicação humana por meio do verbal e do não verbal.
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2.ed. São Paulo: EDUC, 2012.
BRONCKART, J. P. Teorias da Linguagem: nova introdução crítica. Campinas: Mercado das Letras, 2022.
CAZDEN, C. et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; CHAN, E.; DALLEY-TRIM, L. Literacies. Cambridge University Press, 2012.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora Unicamp, 2020.
VYGOTSKY, L. S. [1984]. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. [1986]. Pensamiento y lenguaje. España: Barcelona: Paidós, 2015.
VOLÓCHINOV, V. [1979]. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.