Comunicação e narrativa histórica na educação profissional
educação como sistema de poder
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6156Palavras-chave:
Comunicação, Educação Profissional, Narrativa Histórica, Currículo, EducaçãoResumo
O presente trabalho busca refletir sobre o papel da comunicação e das narrativas históricas, no âmbito da educação como sistema de poder. Essa relação possibilita o percurso de análise sobre diferentes itens que constituem nosso objetivo. Visamos, assim, compreender qual o grau de influência das escolhas das diretrizes educacionais no processo de ensino e aprendizagem, a partir dos conteúdos escolhidos para fazerem parte do arcabouço de conhecimento dos educandos. Assim dividimos nossa análise em quatro partes, no qual cada item direciona a uma compreensão do cenário educacional, que é representado na forma de comunicação desses elementos como narrativas. A primeira parte, busca tratar da história da educação com o viés da comunicação e a intencionalidade do processo educativo, por meio da dualidade do ensino e da formação de mão de obra, mantendo a estrutura social tradicional. A segunda parte, tratamos da narrativa histórica como pesquisa e produção historiográfica. Na terceira parte, refletimos sobre o sistema educacional e a relação de poder, constitutivo da produção de conhecimento. Na quarta parte, tratamos da intencionalidade do currículo escolar, como advento de manutenção da ordem vigente e a interferência capitalista em sua produção.
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