Comunicação e narrativa histórica na educação profissional

educação como sistema de poder

Autores

  • Thiago de Araújo Lira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba
  • Ryhã Henrique Caetano e Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba
  • Anderson Claytom Ferreira Brettas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6156

Palavras-chave:

Comunicação, Educação Profissional, Narrativa Histórica, Currículo, Educação

Resumo

O presente trabalho busca refletir sobre o papel da comunicação e das narrativas históricas, no âmbito da educação como sistema de poder. Essa relação possibilita o percurso de análise sobre diferentes itens que constituem nosso objetivo. Visamos, assim, compreender qual o grau de influência das escolhas das diretrizes educacionais no processo de ensino e aprendizagem, a partir dos conteúdos escolhidos para fazerem parte do arcabouço de conhecimento dos educandos. Assim dividimos nossa análise em quatro partes, no qual cada item direciona a uma compreensão do cenário educacional, que é representado na forma de comunicação desses elementos como narrativas. A primeira parte, busca tratar da história da educação com o viés da comunicação e a intencionalidade do processo educativo, por meio da dualidade do ensino e da formação de mão de obra, mantendo a estrutura social tradicional. A segunda parte, tratamos da narrativa histórica como pesquisa e produção historiográfica. Na terceira parte, refletimos sobre o sistema educacional e a relação de poder, constitutivo da produção de conhecimento. Na quarta parte, tratamos da intencionalidade do currículo escolar, como advento de manutenção da ordem vigente e a interferência capitalista em sua produção.

Biografia do Autor

Thiago de Araújo Lira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba

Graduado em licenciatura em História pela Universidade Federal Viçosa – UFV, Professor de História pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Mestrando em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Ryhã Henrique Caetano e Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba

Professor de História da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Mestrando em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Anderson Claytom Ferreira Brettas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba

Professor, Sociólogo e Historiador. Possui gra[1]duação em Ciências Sociais (UFMG), licenciatura em História (Simonsen), mestrado e doutorado em Educação (Universidade Federal de Uberlândia). Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba.

Referências

A EDUCAÇÃO proibida. Direção de German Doin e Verônica Guzzo. Associación Civil Redes de Pares/reevo, 2012. (146 min.), disponível no You Tube: A Educação Proibida - Filme completo em HD (áudio Português) - YouTube. (acessado dia 17/08/2021).

CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras, v. 13, n.24, p. 15-29, 2011. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/download/1598/955. Acessado em 20 de Novembro de 2021.

CHARTIER, Roger. O passado no presente. História Revista, v. 26, n. 2, p. 29-53, 2021. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/517.pdf. Acessado em 20 de Novembro de 2021.

DELEUZE, Gilles. Post-Scriptum sobre as Sociedades de Controle, in L'Autre Journal, n° 1, maio de 1990.Texto extraído de Conversações, 1ª Edição, 3ª Reimpressão, Editora 34, Rio de Janeiro, 2000 Tradução: Peter Pál Pelbart.

DE OLIVEIRA MOREIRA, Henrique. Resenha do livro “conscientização” de Paulo Freire. Revista Científica Multidisciplinar O Saber-ISSN 2675-9128, v. 1, n. 11, 2021. Disponível em: 202-Material para submissão-656-1-10-20211201.pdf. acessado em 5 de Dezembro de 2021.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Leya, 2014. Disponível em: Foucault_Vigiar_e_punir_I_e_II-with-cover-page-v2.pdf (d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net). acessado em 14 de Novembro de 2021.

FREIRE, Paulo. Paulo. Pedagogia do oprimido, v. 43, 1996.

HUNT, Lynn Avery. Modelos de história cultural. In:______. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. Disponível Repositório de Informação Acessível: Modelos de história cultural (ufrn.br).

KRAMER, Lloyd S. Literatura, crítica e imaginação histórica: o desafio literário de Hayden White e Dominick LaCapra. HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Aprendizaje situado: participación periférica legítima. UNAM, Facultad de Estudios Superiores Iztacala, 2003.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2014.

MOMIGLIANO, Arnaldo. As raízes clássicas da historiografia moderna. Edusc, 2004. Disponível em: arnaldo-momigliano-as-raizes-classicas-da-historiografia-moderna.pdf (usp.br). Acessado em 21 de Novembro de 2021.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e educação em debate, v. 5, n. 2, p. 25-46, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/viewFile/9697/7085. Acessado em 18 de Novembro de 2021.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Autores associados, 2018. Disponível em: http://200.17.101.9/wiki/images/2/20/Saviani_-_Cap1.pdf. Acessado em 18 de Novembro de 2021.

SILVA, Maria Aparecida da. História do currículo e currículo como construção histórico-cultural. 2010. 2010.

SOUZA, Ryhã Henrique Caetano e. BRETTAS, Anderson Claytom Ferreira. Literatura no Ensino de História: ‘Terra Sonâmbula’ de Mia Couto e a Guerra Civil Moçambicana (1977/1992). In: Org.: Margareth Torres de A. Costa ... [et al.]. LITERATURA, MEMÓRIA E CULTURA - Aproximações teórico –críticas. Terezina: IFPI. 2021.

PERRENOUD, Philippe. A formação dos professores no século XXI. PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather, et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed. 2002a. cap, v. 1, p. 11-33, 2002.

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Uma introdução. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte, 2000.

WACHOWICZ, Lílian Anna; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Avaliação: que realidade é essa?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 7, n. 2, 2002.

WHITE, Hayden. O texto histórico como artefato literário [1974]. In: _____. Tópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Tradução Alíio C. de Franca. São Paulo: EDUSP, 2001, p. 97-116.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

DE ARAÚJO LIRA, T.; CAETANO E SOUZA, R. H. .; CLAYTOM FERREIRA BRETTAS, A. . Comunicação e narrativa histórica na educação profissional: educação como sistema de poder. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 28–43, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6156. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6156. Acesso em: 19 nov. 2024.