Comunicação e narrativa histórica na educação profissional

educação como sistema de poder

Autores

  • Thiago de Araújo Lira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba
  • Ryhã Henrique Caetano e Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba
  • Anderson Claytom Ferreira Brettas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6156

Palavras-chave:

Comunicação, Educação Profissional, Narrativa Histórica, Currículo, Educação

Resumo

O presente trabalho busca refletir sobre o papel da comunicação e das narrativas históricas, no âmbito da educação como sistema de poder. Essa relação possibilita o percurso de análise sobre diferentes itens que constituem nosso objetivo. Visamos, assim, compreender qual o grau de influência das escolhas das diretrizes educacionais no processo de ensino e aprendizagem, a partir dos conteúdos escolhidos para fazerem parte do arcabouço de conhecimento dos educandos. Assim dividimos nossa análise em quatro partes, no qual cada item direciona a uma compreensão do cenário educacional, que é representado na forma de comunicação desses elementos como narrativas. A primeira parte, busca tratar da história da educação com o viés da comunicação e a intencionalidade do processo educativo, por meio da dualidade do ensino e da formação de mão de obra, mantendo a estrutura social tradicional. A segunda parte, tratamos da narrativa histórica como pesquisa e produção historiográfica. Na terceira parte, refletimos sobre o sistema educacional e a relação de poder, constitutivo da produção de conhecimento. Na quarta parte, tratamos da intencionalidade do currículo escolar, como advento de manutenção da ordem vigente e a interferência capitalista em sua produção.

Biografia do Autor

Thiago de Araújo Lira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba

Graduado em licenciatura em História pela Universidade Federal Viçosa – UFV, Professor de História pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Mestrando em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Ryhã Henrique Caetano e Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba

Professor de História da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Mestrando em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Anderson Claytom Ferreira Brettas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba

Professor, Sociólogo e Historiador. Possui gra[1]duação em Ciências Sociais (UFMG), licenciatura em História (Simonsen), mestrado e doutorado em Educação (Universidade Federal de Uberlândia). Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

DE ARAÚJO LIRA, T.; CAETANO E SOUZA, R. H. .; CLAYTOM FERREIRA BRETTAS, A. . Comunicação e narrativa histórica na educação profissional: educação como sistema de poder. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 28–43, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6156. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6156. Acesso em: 5 maio. 2024.