Multiletramentos no ensino superior em engenharias

sequência didática para escrita de artigo acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6864

Palavras-chave:

Produção escrita, Gêneros discursivos, Sequência didática

Resumo

No contexto universitário, a leitura e a escrita de gêneros acadêmicos impõem inúmeros desafios para estudantes e professores. Sendo leitura e escrita pontos de partida para processo de ensino e aprendizagem do uso língua em contextos diversos, este artigo objetiva relatar a experiência da produção de uma sequência didática para produção de textos na educação superior desenvolvida no âmbito de cursos de engenharia de uma instituição de ensino superior pública em Minas Gerais, Brasil. Nela, foram enfocadas as atividades inerentes ao processo de preparação para a escrita de um artigo; as habilidades necessárias para escrita de cada seção, bem como do estilo da linguagem e da estrutura da composição do artigo. Espera-se que as atividades sugeridas contribuam para práticas pedagógicas voltadas para um ensino mais significativo da produção de textos acadêmicos na universidade.

Apoio: FAPEMIG Processo APQ-01019-14

Biografia do Autor

Beatriz Gaydeczka, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Graduação em Pedagogia e Letras. Licenciatura em Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União Vitória. Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Doutorado em Letras na Universidade de São Paulo. Professora Adjunto IV na Universidade Federal do Triângulo Mineiro no Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas.

Referências

ARANHA, S. A busca de modelos retóricos mais apropriados para o ensino da escrita. Revista do Gel, v. 4, n. 2, p. 97–114, 2007.

BARRASS, R. Cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: EDUSP, 1979.

CAMARGOS, L. B. O plágio da obra escrita no ambiente acadêmico e suas consequências. 2018. 76f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/644

COSCARELLI, C. V.; MITRE, D. Oficina de leitura e produção de textos: livro do professor. 1. reimp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

COSTA, S. R. Dicionário de gêneros textuais. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.) Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

FISCHER, A.; COLAÇO, S. F. Práticas de escrita em Ciências Biológicas: letramentos acadêmicos (re)contextualizados. Raído, v. 11, n. 27, p. 438, 18 ago. 2017.

GUIMARÃES, T. C. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.

GUSTAVII, B. Como escrever e ilustrar um artigo científico. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

LEA, M. R.; STREET, B. V. The “academic literacies” model: Theory and applications. Theory into Practice, v. 45, n. 4, p. 368–377, set. 2006.

LOPES-ROSSI, M. A. Aspectos teóricos e sequências didáticas para a produção escrita de gêneros discursivos. Letras & Letras, p. 132–157, 15 dez. 2015.

MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed São Paulo (SP): Atlas, 2018.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

PARIS, L. G.; LARANJEIRA, R. D. M. Autoria e internacionalização na escrita acadêmica: análise da principal organização profissional das Engenharias Elétrica e Eletrônica. Revista Linguagem & Ensino, v. 22, n. 3, p. 752, 2019.

RAMOS, Fl. B.; ESPEIORIN, V. M. Letramento acadêmico: leitura e escrita na universidade: entrevista com David Russel. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade: fundamentos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

GAYDECZKA, B. Multiletramentos no ensino superior em engenharias: sequência didática para escrita de artigo acadêmico. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 280–298, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6864. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6864. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência