Multiletramentos no ensino superior em engenharias
sequência didática para escrita de artigo acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6864Palavras-chave:
Produção escrita, Gêneros discursivos, Sequência didáticaResumo
No contexto universitário, a leitura e a escrita de gêneros acadêmicos impõem inúmeros desafios para estudantes e professores. Sendo leitura e escrita pontos de partida para processo de ensino e aprendizagem do uso língua em contextos diversos, este artigo objetiva relatar a experiência da produção de uma sequência didática para produção de textos na educação superior desenvolvida no âmbito de cursos de engenharia de uma instituição de ensino superior pública em Minas Gerais, Brasil. Nela, foram enfocadas as atividades inerentes ao processo de preparação para a escrita de um artigo; as habilidades necessárias para escrita de cada seção, bem como do estilo da linguagem e da estrutura da composição do artigo. Espera-se que as atividades sugeridas contribuam para práticas pedagógicas voltadas para um ensino mais significativo da produção de textos acadêmicos na universidade.
Apoio: FAPEMIG Processo APQ-01019-14
Referências
ARANHA, S. A busca de modelos retóricos mais apropriados para o ensino da escrita. Revista do Gel, v. 4, n. 2, p. 97–114, 2007.
BARRASS, R. Cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: EDUSP, 1979.
CAMARGOS, L. B. O plágio da obra escrita no ambiente acadêmico e suas consequências. 2018. 76f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/644
COSCARELLI, C. V.; MITRE, D. Oficina de leitura e produção de textos: livro do professor. 1. reimp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
COSTA, S. R. Dicionário de gêneros textuais. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.) Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
FISCHER, A.; COLAÇO, S. F. Práticas de escrita em Ciências Biológicas: letramentos acadêmicos (re)contextualizados. Raído, v. 11, n. 27, p. 438, 18 ago. 2017.
GUIMARÃES, T. C. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
GUSTAVII, B. Como escrever e ilustrar um artigo científico. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
LEA, M. R.; STREET, B. V. The “academic literacies” model: Theory and applications. Theory into Practice, v. 45, n. 4, p. 368–377, set. 2006.
LOPES-ROSSI, M. A. Aspectos teóricos e sequências didáticas para a produção escrita de gêneros discursivos. Letras & Letras, p. 132–157, 15 dez. 2015.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed São Paulo (SP): Atlas, 2018.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
PARIS, L. G.; LARANJEIRA, R. D. M. Autoria e internacionalização na escrita acadêmica: análise da principal organização profissional das Engenharias Elétrica e Eletrônica. Revista Linguagem & Ensino, v. 22, n. 3, p. 752, 2019.
RAMOS, Fl. B.; ESPEIORIN, V. M. Letramento acadêmico: leitura e escrita na universidade: entrevista com David Russel. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade: fundamentos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.