Análise das abordagens metodológicas de teses e dissertações que retratam o Programa Residência Pedagógica

Autores

  • Ana Carolina Sabino dos Santos Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL / Mestranda em Educação
  • Helena Maria dos Santos Felício Docente e pesquisadora associada da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6780

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Metodologia, Estado da arte

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as abordagens metodológicas de teses e dissertações sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP), no período de 2018 a 2022, a partir do catálogo da CAPES. Foram encontradas (n=3) teses e (n=14) dissertações que utilizam a descritor “Programa Residência Pedagógica” como campo de busca. A análise dos trabalhos deu-se a partir da leitura flutuante do título, resumo e metodologia das produções selecionadas, que permitiu verificar que os pesquisadores descrevem de forma minuciosa a metodologia utilizada nas pesquisas. Verificou-se a predominância de abordagens qualitativas, o que corrobora com estudos anteriores sobre a relação entre os estudos educacionais e a abordagem qualitativa. Além disso, observou-se que a pesquisa bibliográfica e a autobiografia foram os procedimentos metodológicos mais utilizados pelos pesquisadores. Por fim, este trabalho destaca a importância da metodologia na validação e caracterização de uma pesquisa científica, e contribui para a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito da pós-graduação sobre o PRP e suas abordagens metodológicas.

Biografia do Autor

Ana Carolina Sabino dos Santos, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL / Mestranda em Educação

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Alfenas -UNIFAL-MG, na Linha de Pesquisa: Culturas, Práticas e Processos na Educação, no Eixo Práticas Escolares, Didática e Currículo. Pedagoga formada na Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS. Membro do grupo de pesquisa: Formação docente: didáticas e currículos da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.

Helena Maria dos Santos Felício, Docente e pesquisadora associada da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Doutora e Mestre (2004) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Graduada em Pedagogia (1999) pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). É pesquisadora nos grupos Contextos Educacionais e Produção do Conhecimento, na UNIFAL-MG, Formação Docente: Didáticas e Currículos, na UNIFAL-MG, Currículo: Questões Atuais, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e no Centro de Investigação em Estudos da Criança, na Universidade do Minho

Referências

ARAÚJO, M. S. et al. As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPED. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, Volume 11, número 23, p. 100-113, jan-abril. 2019.

ATAÍDE, M. C. E. S. Mobilizando o conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo na formação inicial de professores: uso de aplicativos na prática de ensino de ciências. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Piauí, 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.

CAPES. Edital CAPES nº 01/2018. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-esidenciapedagogica.pdf>. Acesso em: 11 julho. 2022.

CARDOSO, M. L. M. As representações sociais de estudantes do curso de pedagogia da UFPA-Belém sobre o Programa Residência Pedagógica: implicações na/para a formação inicial de professores (as). Tese de doutorado, Programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Pará. 2020.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo; Cortez editora, 2000.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, 2003, 16(2), pp. 221-236

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magad Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FELIPE, E. S; et al. Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 81-94, 2020.

FERNANDES, L. S. et al. Residência pedagógica: a prática de observação e sua importância na formação de professores de ciências. Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 4., 2019, Paraíba. Disponível em <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD4_SA13_ID319_06082019162056.pdf>. Acesso em: 11 julho. 2022.

FILHO, M. S. C; KALHIL, J. B. Reflexões sobre o aspecto metodológico de teses e dissertações em educação e ensino de Ciências e matemática. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 2018.

FRANCO, M. A. DO R. S. Pedagogia e prática docente. Coleção Docência em Formação: saberes pedagógicos. São Paulo: Cortez, 2012.

FREITAS, M. C; FREITAS, B. M; ALMEIDA, D. M. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.

GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Caderno de Pesquisa, n. 113, p. 65-81, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Mai-Ago 2006, Vol. 22 n. 2, pp. 201-210

KUHN, T. (2017). A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva. (Obra original publicada em 1962)

MAZZOTTI, A. J. A. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em Educação. Caderno de Pesquisa. São Paulo, n. 96, p. 15-23, 1996.

NOGUEIRA, K. S. C; FERNANDEZ, C. Estado da arte sobre o PIBID como espaço de formação de professores no contexto do ensino de química. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.21, e13136. 2019.

REY, F. G. Pesquisa Qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. Pioneira Thompson Learning: São Paulo, SP: (2002).

RIBEIRO, R, R, M. et al. Análise da abordagem metodológica: um estudo das teses e dissertações. Revista ConTexto, Porto Alegre, v. 13, n. 25, p, 84-97, set./dez. 2013

SANTOS, H. T; GARMS, G.M. Z. Métodos autobiográficos e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores. II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2014.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Autores associados. Edição comemorativa. Campinas, São Paulo, 2008.

SILVA, G. C. R. F. (2010). O método científico na Psicologia: Abordagem qualitativa e quantitativa. Psicologia.com.Pt. Jornal dos psicólogos. Disponível em www.psicologia.pt/artigos/textos/A0539.pdf. Acesso em 04 de dezembro de 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

SABINO DOS SANTOS, A. C.; DOS SANTOS FELÍCIO, H. M. . Análise das abordagens metodológicas de teses e dissertações que retratam o Programa Residência Pedagógica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 197–214, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6780. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6780. Acesso em: 19 nov. 2024.