Análise das abordagens metodológicas de teses e dissertações que retratam o Programa Residência Pedagógica

Autores

  • Ana Carolina Sabino dos Santos Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL / Mestranda em Educação
  • Helena Maria dos Santos Felício Docente e pesquisadora associada da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6780

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Metodologia, Estado da arte

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as abordagens metodológicas de teses e dissertações sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP), no período de 2018 a 2022, a partir do catálogo da CAPES. Foram encontradas (n=3) teses e (n=14) dissertações que utilizam a descritor “Programa Residência Pedagógica” como campo de busca. A análise dos trabalhos deu-se a partir da leitura flutuante do título, resumo e metodologia das produções selecionadas, que permitiu verificar que os pesquisadores descrevem de forma minuciosa a metodologia utilizada nas pesquisas. Verificou-se a predominância de abordagens qualitativas, o que corrobora com estudos anteriores sobre a relação entre os estudos educacionais e a abordagem qualitativa. Além disso, observou-se que a pesquisa bibliográfica e a autobiografia foram os procedimentos metodológicos mais utilizados pelos pesquisadores. Por fim, este trabalho destaca a importância da metodologia na validação e caracterização de uma pesquisa científica, e contribui para a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito da pós-graduação sobre o PRP e suas abordagens metodológicas.

Biografia do Autor

Ana Carolina Sabino dos Santos, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL / Mestranda em Educação

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Alfenas -UNIFAL-MG, na Linha de Pesquisa: Culturas, Práticas e Processos na Educação, no Eixo Práticas Escolares, Didática e Currículo. Pedagoga formada na Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS. Membro do grupo de pesquisa: Formação docente: didáticas e currículos da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.

Helena Maria dos Santos Felício, Docente e pesquisadora associada da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Doutora e Mestre (2004) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Graduada em Pedagogia (1999) pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). É pesquisadora nos grupos Contextos Educacionais e Produção do Conhecimento, na UNIFAL-MG, Formação Docente: Didáticas e Currículos, na UNIFAL-MG, Currículo: Questões Atuais, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e no Centro de Investigação em Estudos da Criança, na Universidade do Minho

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

SABINO DOS SANTOS, A. C.; DOS SANTOS FELÍCIO, H. M. . Análise das abordagens metodológicas de teses e dissertações que retratam o Programa Residência Pedagógica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 197–214, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6780. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6780. Acesso em: 9 maio. 2024.