Análise das abordagens metodológicas de teses e dissertações que retratam o Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6780Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Metodologia, Estado da arteResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as abordagens metodológicas de teses e dissertações sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP), no período de 2018 a 2022, a partir do catálogo da CAPES. Foram encontradas (n=3) teses e (n=14) dissertações que utilizam a descritor “Programa Residência Pedagógica” como campo de busca. A análise dos trabalhos deu-se a partir da leitura flutuante do título, resumo e metodologia das produções selecionadas, que permitiu verificar que os pesquisadores descrevem de forma minuciosa a metodologia utilizada nas pesquisas. Verificou-se a predominância de abordagens qualitativas, o que corrobora com estudos anteriores sobre a relação entre os estudos educacionais e a abordagem qualitativa. Além disso, observou-se que a pesquisa bibliográfica e a autobiografia foram os procedimentos metodológicos mais utilizados pelos pesquisadores. Por fim, este trabalho destaca a importância da metodologia na validação e caracterização de uma pesquisa científica, e contribui para a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito da pós-graduação sobre o PRP e suas abordagens metodológicas.
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