Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes

impactos sobre a comunidade escolar

Autores

  • Thiago Henrique Azevedo Tosta Faculdade Venda Nova do Imigrante

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.5997

Palavras-chave:

Geopark. Uberaba. Espaço não formal de ensino.

Resumo

Através de Geoparques, a UNESCO busca preservar locais com extrema importância científica, cultural e ecológica. O objetivo geral do presente trabalho foi discorrer sobre os impactos positivos do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes sobre a comunidade escolar do município de Uberaba e região. O procedimento metodológico utilizado foi o de pesquisa bibliográfica tendo como referência as experiências de outros geoparques espalhados pelo mundo, além dos benefícios de aprendizagem em espaços não formais de ensino e seu potencial para a formação dos alunos. As possibilidades educacionais oferecidas por um Geopark são amplas e sem restrições etárias, contemplando todo o ensino básico. A parceria com centros de ensino superior pode tornar o processo informativo mais efetivo. Além das reflexões educacionais, o entendimento socioambiental e ecológico também pode ser abordado em visitas a locais como esse. O exemplo dado pelo Geopark Araripe é notório, uma vez que, esse local tem desempenhado com excelência a difusão dos conhecimentos das geociências. A ligação da comunidade local pode ser a porta de entrada para o desenvolvimento pelo gosto da prática científica e formação, não só de uma sociedade mais crítica, mas de uma geração de pesquisadores e entusiastas da ciência.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

AZEVEDO TOSTA, T. H. Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes: impactos sobre a comunidade escolar. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 1–11, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.5997. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5997. Acesso em: 19 nov. 2024.