Mapeamento dos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Autores

  • José Constâncio de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Danielle Aparecida Reis Leite Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6188

Palavras-chave:

Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Física, UFTM

Resumo

O curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) teve início no ano de 2009 e a primeira turma concluiu a graduação em 2013. Em 2019, o curso completou dez anos de existência e totalizou 51 formados. Com isso, realizamos uma pesquisa que reuniu e analisou os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos nesse curso. Assim, o objetivo geral do trabalho é mapear e analisar os TCC do curso de Licenciatura em Física da UFTM, a fim de discutir as possibilidades oferecidas pelo referido curso para o desenvolvimento de Pesquisas de Conclusão de Curso, além de analisar as contribuições dessas pesquisas para a formação do futuro professor de Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental, realizada em etapas que envolvem a leitura e desmembramento desses textos. Os dados obtidos evidenciam que os TCC analisados estão distribuídos em três áreas do conhecimento, possuem objetivos e metodologias diversificadas, e reforçam a ideia de que o Curso de Licenciatura em Física da UFTM oferece ao aluno diversas possibilidades para a realização de seu TCC, além de contribuírem para a formação do professor de Física.  

Biografia do Autor

José Constâncio de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Danielle Aparecida Reis Leite, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Itajubá (2010), Mestre (2013) e Doutora (2019) em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - campus Rio Claro. Desenvolveu projeto de Iniciação Científica com apoio da FAPEMIG e projeto de Mestrado e Doutorado com apoio da CAPES. Foi professora de Física da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais, entre 2013 e 2015 e professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, entre 2016 e 2022. Atualmente, é professora/pesquisadora da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Ensino de Física.

Referências

ABREU, Roberta Melo de Andrade; ALMEIDA, Danilo Di Manno de. Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental. R. Faced, Salvador-BA, n. 14, p. 73-85, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufba. br/index.php/entreideias/article/view/3217. Acesso em: 08 jun. 2021.

AMARAL, Rogério do. As contribuições da pesquisa científica na formação acadêmica. Identidade Científica, Presidente Prudente-SP, v. 1, n. 1, p. 64-74, 2010. Disponível em: http://www.unoeste.br/facopp/revista_facopp/IC1/IC16.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.

BORGES, Jéssica Lino; CARDOSO, Ana Lúcia. Análise dos Trabalhos de Conclusão do Curso de licenciatura em Educação Física: reflexões iniciais acerca da produção de 2006 a 2014. 2014. 7f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, 2014. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3131. Acesso em: 20 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em 20 jun. 2021

CASSIANO, Gabriel Moreira. Uma Década do Curso de Graduação em Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM. 2019. 76f. p. 46-48. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2019.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagem. Porto Alegre: Artmed, 2006. 432p.

LOPES, Rafaela Marques; LIMA, Andreza Maria. O Bom professor de física: o que pensam futuros professores? InterMeio, Campo Grande, v. 25, n. 51.1, p. 205-222, 2019, Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9448. Acesso em: 08 jun. 2021. LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

OLIVEIRA, Glória Aparecida Pereira. As atividades acadêmicas e a formação para pesquisa: o trabalho de conclusão de curso. Momentum, Atibaia, v. 1, n. 4, p. 123-142, 2006. Disponível em: http://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/109. Acesso em: 3 out. 2019.

PEREIRA, Ana Altina Cambuí; SILVA, Maria de Lourdes O. Reis da. O trabalho de conclusão de curso: constructo epistemológico no currículo formação, valor e importância. In: V COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2010, Porto, Portugal. Livro De Resumos, 2010. p. 1-13. Disponível em: http://fedathi.multimeios.ufc.br/rides/phocadownload/artigos_iiienforsup_adicionais.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.

SANTOS, Rafael Amaral dos. 20 Anos do Curso de Licenciatura em Física: um retrospecto a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2015. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26354. Acesso em: 20 nov. 2019.

SILVA, Sônia Souza da. Produção acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso (2006 a 2016). 2016. 138f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Rio Tinto, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3709/ 1/SSS07122016.pdf. Acesso em: 19 nov. 2019.

SOUZA, Lidiane L. L. de; LEMOS, Jesus R. Perfil dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Velloso (Brasil). Espacios, v. 39, n. 29, p. 4. 2018. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a18v39n29/18392904.html. Acesso em: 19 nov. 2019.

UFTM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação. Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Física. Uberaba: UFTM, 2018. Disponível em: https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/?to=RTZjcGZxTGFsSkFOOXRhSkpVdm5ELzBmWjZPUjNwZVNDdzA3NzFoRzcxeFREdkl2ZllMa25YaklsN0lFMEJ3MHVWQ2ZDVjFiTlFCRXRiUy9jR1k4dDRSU3JtSlk0WUhCUXhXdld4VlpXbFJhNitTN1ZSbm9yQVZycWJidWE2QmhDOHh3RmFPVVE4dEpuVTZrbEtVY1BvbmF5VmVQVHMxUmc4N25ZOENPbVRHOXdERitFdlNacjREUGc4YStSL3Zh&secret=uftm. Acesso em 18 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

DE OLIVEIRA, J. C.; LEITE, D. A. R. Mapeamento dos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro: . Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 153–173, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6188. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6188. Acesso em: 19 nov. 2024.