Aprendizagem baseada em projetos e ensino por investigação como alternativas para o ensino de Ciências

visão dos discentes de uma disciplina pedagógica

Autores

  • Deyla Paula de Oliveira Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)
  • Ayslane Barros dos Santos Universidade de Pernambuco - UPE
  • Gustavo Cunha de Araújo Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6789

Palavras-chave:

Ciências, Ensino, Metodologia ativa

Resumo

Na licenciatura, enquanto modalidade do ensino superior com foco na atuação docente, o estudante deve adquirir conhecimentos que são imprescindíveis para a sua formação. Dentre esses, encontra-se a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e o Ensino por Investigação. Este estudo objetivou analisar o conhecimento de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira, acerca do tema ABP e Ensino por Investigação no ensino de ciências para o ensino fundamental. De abordagem quali-quantitativa, este estudo caracteriza-se como pesquisa de opinião, tendo como público estudantes da universidade foco do estudo. Constatamos que a maioria dos estudantes possui conhecimento sobre a importância de se trabalhar com ABP e Ensino por Investigação nas escolas da educação básica e instituições de ensino superior. Contudo, entendem que precisam conhecer e aprender mais acerca das temáticas, principalmente no que se refere à abordagem sobre assuntos relacionados às Ciências Biológicas.

Biografia do Autor

Deyla Paula de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Pós-Doutora em Microbiologia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutora e Mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFT. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Ayslane Barros dos Santos, Universidade de Pernambuco - UPE

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade de Pernambuco - UPE

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (ProfArtes/UFU).

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

PAULA DE OLIVEIRA, D.; BARROS DOS SANTOS, A.; CUNHA DE ARAÚJO, G. Aprendizagem baseada em projetos e ensino por investigação como alternativas para o ensino de Ciências: visão dos discentes de uma disciplina pedagógica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 61–79, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6789. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6789. Acesso em: 9 maio. 2024.