Aprendizagem baseada em projetos e ensino por investigação como alternativas para o ensino de Ciências

visão dos discentes de uma disciplina pedagógica

Autores

  • Deyla Paula de Oliveira Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)
  • Ayslane Barros dos Santos Universidade de Pernambuco - UPE
  • Gustavo Cunha de Araújo Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6789

Palavras-chave:

Ciências, Ensino, Metodologia ativa

Resumo

Na licenciatura, enquanto modalidade do ensino superior com foco na atuação docente, o estudante deve adquirir conhecimentos que são imprescindíveis para a sua formação. Dentre esses, encontra-se a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e o Ensino por Investigação. Este estudo objetivou analisar o conhecimento de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira, acerca do tema ABP e Ensino por Investigação no ensino de ciências para o ensino fundamental. De abordagem quali-quantitativa, este estudo caracteriza-se como pesquisa de opinião, tendo como público estudantes da universidade foco do estudo. Constatamos que a maioria dos estudantes possui conhecimento sobre a importância de se trabalhar com ABP e Ensino por Investigação nas escolas da educação básica e instituições de ensino superior. Contudo, entendem que precisam conhecer e aprender mais acerca das temáticas, principalmente no que se refere à abordagem sobre assuntos relacionados às Ciências Biológicas.

Biografia do Autor

Deyla Paula de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Pós-Doutora em Microbiologia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutora e Mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFT. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Ayslane Barros dos Santos, Universidade de Pernambuco - UPE

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade de Pernambuco - UPE

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (ProfArtes/UFU).

Referências

BARCELOS, N. N. S., JACOBUCCI, G. B.; JACOBUCCI, D. F. C. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza. Ciência & Educação, 16 (1), 215 -233, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000100013.

BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diz respeito sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2012.

BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Diz respeito sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R. I.; BIKLEN, E. Investigação qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2010.

BRESSIANI, T. S. C.; OLIVEIRA, M. L.; RAINHA, K. P.; SANTANA, I. L.; BARROS, J. R. P. M.; LELIS, M. F. F.; MOURA, P. R. G. Aprendizagem Baseada em Projetos na disciplina tratamento de resíduos e meio ambiente: um estudo de caso. Revista Virtual de Química, 12 (2), 356-367, 2020. DOI: https://doi.org/10.21577/1984-6835.20200028.

BRITO, B. W. C.; BRITO, L. T. S.; SALES, E. S. Ensino por investigação: uma abordagem didática no ensino de ciências e biologia. Revista Vivências em Ensino de Ciências, 2 (1) , 54-60, 2018.

DOSEA, G. S.; ROSÁRIO, R. W. S.; SILVA, E. A.; FIRMINO, L. R.; OLIVEIRA, A. M. S. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de covid-19. Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 137–148, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148. https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9074.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

GONÇALVES, A.; GOMES, F. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): uma possibilidade de formação no curso de Licenciatura em Química. Revista Insignare Scientia, 5 (2), 4-20, 2022.

HERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

MASCARELO, N. L.; SIMIONI, S.; ALBIERO, T. Z. Práticas pedagógicas inovadoras: aprendizagem baseada em projetos e ensino híbrido. Revista Triângulo. Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). v. 14 n.1 Jan. / Abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5384.

MARRIEL, N. B.; LADEIRA, L. C. M.; ARAÚJO, R. S.; SILVA, J.; MARTINS, A. L. P.; TAVARES, M. G. O lúdico no ensino de biologia celular: possibilidades no ensino superior. Revista ELO - Diálogos em Extensão, [S. l.], v. 10, 2021. DOI: 10.21284/elo.v10i.12290. https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/12290.

NEHRING, C. M.; SILVA, C. C.; TRINDADE, J. A. O.; PIETROCOLA, M.; LEITE, R. C. M.; PINHEIRO, T. F. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2(1), 88-105, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172000020107.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2017. DOI: https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/infor2120167.

OLIVEIRA, D. P.; FERNANDES, B. S.; PEREIRA, D. S.; RAMOS, M. R.; GAGLIONI, E. Ensino-aprendizagem de embriologia na visão de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. Revista Insignare Scientia, 5 (3), 212-225, 2022.

SILVA, L. E., & SILVA, L. M. O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 9 (2), 237-249, 2016. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v9n2.1915.

SILVA, A. R.; GAGLIONI, E.; CARMO, E. J.; OLIVEIRA, D. P. Recursos didáticos usados na disciplina de biologia no período remoto durante a pandemia da COVID-19. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer – Jandaia-GO, 19 (40), 109-123, 2022. DOI: https://doi.org/10.18677/EnciBio_2022B29.

SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X.; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 569–584, 2017. DOI: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/157.

SEDANO, L.; CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação: Oportunidades de Interação Social e sua Importância para a Construção da Autonomia Moral. Alexandria. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolois, v. 10, a.1, p. 199-220, maio, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10,5007/1982-5153.2017v10n1p199.

WEBER, A. F.; PÉRSIGO, P. M. Pesquisa de opinião pública: princípios e exercícios. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2017.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

PAULA DE OLIVEIRA, D.; BARROS DOS SANTOS, A.; CUNHA DE ARAÚJO, G. Aprendizagem baseada em projetos e ensino por investigação como alternativas para o ensino de Ciências: visão dos discentes de uma disciplina pedagógica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 61–79, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6789. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6789. Acesso em: 21 dez. 2024.