Objetos de Aprendizagem Interativos
um estudo sobre seus usos e aplicabilidades da educação básica à superior
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6532Palavras-chave:
Objetos de aprendizagem interativos, Criação de conteúdo, Interatividade, TecnologiaResumo
Em 2019 o distanciamento social foi implementado como medida de proteção contra a disseminação da COVID-19. Desta forma, as aulas passaram a ocupar o espaço virtual, sendo a internet uma aliada na construção do conhecimento, onde a interação entre os envolvidos no ensino-aprendizagem é critério fundamental. Este artigo tem por objetivo investigar a criação e uso dos Objetos de Aprendizagem Interativos (OAI) por professores brasileiros no primeiro bimestre de 2022. Com uma metodologia de pesquisa descritiva-exploratória, chegou-se à conclusão de que, apesar da boa aceitação dos OAI na prática pedagógica, a ampliação de seu uso esbarra na deficiência de conhecimentos tecnológicos e falta de tempo dos professores.
Referências
BATTISTELLA, P. E. et al. Classificação de Objetos de Aprendizagem e análise de Ferramentas de Autoria. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009. Disponível em http://www.niee.ufrgs.br/eventos/SBIE/2009/conteudo/artigos/completos/62035_1.pdf Acesso em 15 abr. 2022
BIEGING, Patricia; BUSARELLO, Raul Inácio (org.). Interatividade nas TICs: abordagens sobre mídias digitais e aprendizagem. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. Disponível em: https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2019/05/Interatividade_nas_TICs.pdf. Acesso em: 25 fev. 2022.
BRAGA, Elaine de Moura, Os elementos do processo de ensino-aprendizagem: Da sala de aula à educação mediada pelas tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICS). Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/OS-ELEMENTOS-DO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-DA-SALA-DE-AULA-%C3%80-EDUCA%C3%87%C3%83O-MEDIADA-PELAS-TECNOLOGIAS-DIGITAIS-DA-INFORMA%C3%87%C3%83O-E-DA-COMUNICA%C3%87%C3%83O-TDICs_elayn.pdf . Acesso em: 09 fev 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 10 fev. 2022.
CHURCHILL, D. Toward a userful classification of learning objects. Educational Technology Research and Development. v. 55, n. 5, p. 479-497, oct. 2007
CIRINO, M.M.; SOUZA, A.R. Objetos de aprendizagem como ferramenta instrucional para professores de química no ensino médio. Em: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Florianópolis, novembro de 2009.
FREITAS, Henrique; et al. O método de pesquisa survey. São Paulo: Revista de Administração, 1999.
GRINSPUN. Mírian Paura Sabrosa Zippin. Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2009.
JORDÃO, T. C., (2009). Recursos Digitais de Aprendizagem. In: Revista Tecnologias na Educação. ISSN: 1984-4751. Ano 1 – Nº 1. Dezembro.
LÉVY, Pierre. Cyber Cultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LOM. LOM working draft. v4.1 2000.
MONTEIRO, B. S., Cruz, H. P., ANDRADE, M., GOUVEIA, T., Tavares, R., and Anjos, L. F. C. (2006). Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
PARCIANELLO, KONZEN, Leonilda, Paulo Cezar. Docência no ensino superior: o uso das novas tecnologias na formação de professores na licenciatura- (2012). Disponível em: https://www.arcos.org.br/artigos/docencia-no-ensino-superior-o-uso-das-novas-tecnologias-na-formacao-de-professores-na-licenciatura/ . Acessado em: 10 fev. 2022.
TAROUCO, L. M. R.; DUTRA, R. L. S. Padrões e Interoperabilidade. In: PRATA, C. L.;
NASCIMENTO, A. C. A. A. Objetos de Aprendizagem: Uma proposta de Recurso Pedagógico. Brasília: MEC, SEED, 2007.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; BULEGON, Ana Marli; ÁVILA, Bárbara Gorziza. Objetos de aprendizagem – uso e reuso & intencionalidade pedagógica. In: PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F.; SANTOS, Edméa O. (Org.). Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.5) Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/objetos-de-aprendizagem . Acesso em 10 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.