Objetos de Aprendizagem Interativos

um estudo sobre seus usos e aplicabilidades da educação básica à superior

Autores

  • Cristiane Alves Cardoso Universidade Católica de Brasília - UCB http://orcid.org/0000-0002-7978-3567
  • Luana Lemos de Almeida Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Renato de Magalhães Dantas Neto Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Renato Pereira Calazans Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6532

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem interativos, Criação de conteúdo, Interatividade, Tecnologia

Resumo

Em 2019 o distanciamento social foi implementado como medida de proteção contra a disseminação da COVID-19. Desta forma, as aulas passaram a ocupar o espaço virtual, sendo a internet uma aliada na construção do conhecimento, onde a interação entre os envolvidos no ensino-aprendizagem é critério fundamental. Este artigo tem por objetivo investigar a criação e uso dos Objetos de Aprendizagem Interativos (OAI) por professores brasileiros no primeiro bimestre de 2022. Com uma metodologia de pesquisa descritiva-exploratória, chegou-se à conclusão de que, apesar da boa aceitação dos OAI na prática pedagógica, a ampliação de seu uso esbarra na deficiência de conhecimentos tecnológicos e falta de tempo dos professores.

Biografia do Autor

Cristiane Alves Cardoso, Universidade Católica de Brasília - UCB

Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Licenciatura nas áreas de Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Desenvolvimento Humano,educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília(UnB/ UAB).Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Luana Lemos de Almeida, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Especialização em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia em andamento. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (2021). Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Baiana de Direito (2020). Bacharela em Direito pela Universidade Estadual da Bahia (2015). Advogada. Membro do Grupo de pesquisa Família, inclusão e desenvolvimento humano (UCSal/CNpq) e do grupo de pesquisa EXiSTo (UFOB/CNpq). Atuando principalmente nos seguintes temas: família, processo civil, direito civil, direito da criança, intersexo e gênero.

Renato de Magalhães Dantas Neto, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2007). Professor Assistente das Universidades Federal (UFBA) e Estadual (UNEB) da Bahia. Advogado. 

Renato Pereira Calazans, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Formação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Projeção. . Especialização em Educação Digital em andamento, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

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Publicado

2023-05-24

Como Citar

ALVES CARDOSO, C. .; LEMOS DE ALMEIDA, L.; DE MAGALHÃES DANTAS NETO, R.; PEREIRA CALAZANS, R. Objetos de Aprendizagem Interativos: um estudo sobre seus usos e aplicabilidades da educação básica à superior. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 235–252, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6532. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6532. Acesso em: 9 maio. 2024.