Redes sociais digitais no contexto da prática pedagógica no Ensino Médio

Autores

  • Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
  • Alessandro Silva de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6806

Palavras-chave:

redes sociais digitais, aprendizagem, educação

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma revisão narrativa acerca dos impactos das redes sociais digitais na prática pedagógica e nas relações entre professor-aluno no ensino médio. As teorias de Lev Vygotsky e Paulo Freire sustentam a discussão relacionada à importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem, visando a interação e colaboração oportunizadas nas redes de forma dialógica. As redes sociais digitais na contemporaneidade podem alicerçar os processos educacionais no ciberespaço, buscando maior participação, construção colaborativa do aprendizado e motivação dos alunos em sala de aula. Desse modo, foram consultados o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o Google Acadêmico. As publicações revelam que as redes são espaços potentes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, interativas, colaborativas, criativas e dinâmicas. Assim, elas são vistas como ferramentas auxiliares de apoio e complemento das práticas pedagógicas. Ao mesmo tempo, mostram problemas referentes às dificuldades para o avanço das transformações das práticas pedagógicas proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Contudo, a relevância da organização da escola em advogar e dialogar, coletiva e democraticamente sobre o tema é latente, bem como em orientar a formação dos professores acerca das relações entre educação, tecnologias digitais e seus envolvimentos no processo pedagógico de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG.

Alessandro Silva de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Orientador no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT Orientador no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação do IFG - PPGE Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental - NUPEDEA

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Publicado

2023-05-26 — Atualizado em 2023-06-15

Versões

Como Citar

VASCONCELOS, J. P. R.; OLIVEIRA, A. S. de. Redes sociais digitais no contexto da prática pedagógica no Ensino Médio. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 174–196, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6806. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6806. Acesso em: 9 maio. 2024.