Redes sociais digitais no contexto da prática pedagógica no Ensino Médio

Autores

  • Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
  • Alessandro Silva de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i1.6806

Palavras-chave:

redes sociais digitais, aprendizagem, educação

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma revisão narrativa acerca dos impactos das redes sociais digitais na prática pedagógica e nas relações entre professor-aluno no ensino médio. As teorias de Lev Vygotsky e Paulo Freire sustentam a discussão relacionada à importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem, visando a interação e colaboração oportunizadas nas redes de forma dialógica. As redes sociais digitais na contemporaneidade podem alicerçar os processos educacionais no ciberespaço, buscando maior participação, construção colaborativa do aprendizado e motivação dos alunos em sala de aula. Desse modo, foram consultados o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o Google Acadêmico. As publicações revelam que as redes são espaços potentes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, interativas, colaborativas, criativas e dinâmicas. Assim, elas são vistas como ferramentas auxiliares de apoio e complemento das práticas pedagógicas. Ao mesmo tempo, mostram problemas referentes às dificuldades para o avanço das transformações das práticas pedagógicas proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Contudo, a relevância da organização da escola em advogar e dialogar, coletiva e democraticamente sobre o tema é latente, bem como em orientar a formação dos professores acerca das relações entre educação, tecnologias digitais e seus envolvimentos no processo pedagógico de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG.

Alessandro Silva de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Orientador no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT Orientador no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação do IFG - PPGE Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental - NUPEDEA

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 226 p., 1994.

BEDIN, Everton; PINO, José. Aprendizagem colaborativa e interações nas redes sociais: qualificação da educação básica. Revista Areté, Amazonas (AM), v. 8, n. 17, p. 187-201, 2015.

CABRAL, Mayara Kaynne Fragoso; SANTOS, George França dos; NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. Análise de recursos disponíveis em redes sociais: potencialidades para a construção de web currículos. Revista e-Curriculum, São Paulo (SP), v.14, n. 03, p. 970-97, 2016.

CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Redes sociais de internet numa escola de ensino médio: entre aprendizagens mútuas e conhecimentos escolares. Perspectiva, Florianópolis (SC), v. 35, n. 2, p. 395-421, 2017.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

COUTINHO, Isa de Jesus; RODRIGUES, Patrícia Rocha; ALVES, Lynn. Jogos eletrônicos, redes sociais e dispositivos móveis: reflexões para os espaços educativos. Obra Digital, Cataluña, v. 10, p. 1-12, 2016.

FIALHO, Lia Machado Fiuza.; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. Juventudes e redes sociais: interações e orientações educacionais. Revista Exitus, Pará (PA), v. 9, n. 1, p. 202-231, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

KAIESKI, Naira; GRINGS, Jacques Andre; FETTER, Shirlei Alexandra. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do whatsapp. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul (RS), v. 13, p. 1-10, 2016.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MARTINS, Erikson de Carvalho; SANTOS, Gilberto Lacerda. O desenvolvimento da capacidade de argumentação em mídias sociais digitais: o uso pedagógico do whatsapp. ETD - Educação Temática Digital, Campinas (SP), v. 20, n. 1, p. 137-152, 2018.

MATIAS, Thiago Sousa et al. Educação Física escolar no ensino médio: o uso das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem a partir da perspectiva de aulas abertas. Pensar a Prática, Goiânia (GO), v. 21, n. 3, p. 609-620, 2018.

MATTOS, Paulo de Carvalho. Tipos de revisão de literatura. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianópolis (SC), v. 17, n. 4, 2008.

MELLO, Elisângela de Fátima Fernandes de; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. A interação social descrita por Vigotski e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias de rede. Anais do Workshop de Informática na Escola, [S.l.], p. 1362-1365, 2011.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro (RJ), v. 23, n. 126, p. 24-26, 1995, p. 24-26.

NAGUMO, Estevon; TELES, Lucio França. O uso do celular por estudantes na escola: motivos e desdobramentos. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília (DF), v. 97, n. 246, p. 356-371, 2016.

NERI, Juarez Heladio Pereira. Mídias sociais em escolas: uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino médio. Estação Científica, Juiz de Fora (MG), n. 14, p. 1-25, 2015.

NEVES, Rita de Araújo; DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista., UFRG, v. 1, n. 2, 2006.

OLIVEIRA, Aletheia Machado de. Redes sociais virtuais, blog, wiki e moocs como parte de uma arquitetura pedagógica. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, Bauru (SP), v. 5, p. 01-12, 2016.

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane de Magalhães; ALVES, André Luiz. Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à educação. Acta Scientiarum. Education, Maringá (SP), v. 41, n. 1, p. e42469, 2019.

PEIXOTO, Joana; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educ. Soc., Campinas (SP), v. 33, n. 1, p. 253-68, 2012.

PIMENTA, Cintia Cerqueira; LOPES, Priscila Almeida. O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica: Benefícios e desafios. Revista Cadernos de Estudos Pesquisa na Educação Básica, Recife (PE), v. 3, n. 1, p. 52-66, 2017.

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos, Porto Alegre, v. 1, n. 12, p. 81-92, 2000.

RAMIRO, Adriane Ziegler et al. O potencial da rede social Facebook no apoio e mediação das aulas de Biologia do 1º ano do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria (SC), v. 19, n. 3, p. 681-89, 2015.

REIS, Valdeci; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. De iniciantes a vanguardistas: o uso de tecnologias digitais por jovens professores. HOLOS, Natal (RN), v. 1, p. 297-316, 2018.

ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; TOME, Vitor Manuel Nabais. As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília (DF), v. 96, n. 242, p. 11-25, 2015.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paul. Enferm., São Paulo (SP), v. 20, n. 2, p. 5-6, 2007.

SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 10, n. 22, p. 23-32, 2003.

SANTANA, Camila. Pedagogias das conexões: Ensinar e aprender na sociedade digital Blended. Rev. EmRede, Porto Alegre (RS), v. 6, n. 2, 2019.

SILVA, Francineide Sales da; SERAFIM, Maria Lúcia. Redes Sociais no processo de ensino e aprendizagem: com a palavra o adolescente. In: BEZERRA, Carolina Cavalcante et al. (Org.). Teorias e Práticas em Tecnologias Educacionais. Campina Grande: Editora da UEPB, v. 01, p.67-98, 2016.

UMBELINA, Vanessa. Redes sociais: aliadas ou vilãs da educação? Hipertextus Revista Digital, São Paulo (SP), n. 9, 2012.

VALINHO, Camila Féres; GONÇALVES, Gabriela Peres Chagas; ALMEIDA, Jennifer de Assis Souza Gomes de. Relacionamento professor-aluno na rede social Facebook: Compartilhando informações. Anais... Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S.l.], v. 4, n. 1, 2015.

VIGOTSKY, Lev. A formação social da mente. In: COLE, Michael et al. (orgs). Psicologia e Pedagogia. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ZUBLER, Élidi Preciliana Pavanelli; AYRES, Sandra Regina Braz; SOUZA, Renata de Melo. Memes nas redes sociais: práticas a partir das culturas de referência dos estudantes. Revista Redin., Rio Grande do Sul (RS), v. 6, n. 1, p- 1-9, 2017.

Downloads

Publicado

2023-05-26 — Atualizado em 2023-06-15

Versões

Como Citar

VASCONCELOS, J. P. R.; OLIVEIRA, A. S. de. Redes sociais digitais no contexto da prática pedagógica no Ensino Médio. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 1, p. 174–196, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i1.6806. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6806. Acesso em: 19 nov. 2024.