Formação e trabalho profissional

uma análise acerca dos egressos do curso de Serviço Social da UFTM

Autores

  • Rita de Cássia Lopes de Oliveira Mendes Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Ana Laura Malachias Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.6396

Resumo

A presente pesquisa teve como propósito estudar e conhecer a formação e o trabalho profissional dos egressos do Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), visando inteirar-se do trabalho dos/as assistentes sociais após sua formação, bem como suas expectativas e percepções, nível de satisfação profissional, empregabilidade. A coleta destas informações permitiu traçar o perfil dos ex-estudantes do curso de Serviço Social da UFTM. A partir de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e pesquisa de campo online, com ex-estudantes do curso de Serviço Social, no período de 2013 a 2019, o trabalho traz depoimentos importantes acerca das categorias: vida profissional do/a egresso, formação profissional e formação continuada. A pesquisa poderá subsidiar futuras análises da formação profissional, contribuindo para revisões de Projetos Políticos Pedagógicos do Curso de Serviço Social, bem como devolver à comunidade acadêmica o resultado/visão dos entrevistados na pesquisa sobre sua formação e exercício profissional. Vale ressaltar que a pesquisa é qualitativa e quantitativa e, não tem a pretensão de generalização das respostas.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Lopes de Oliveira Mendes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada, mestre e doutora em serviço social pela UNESP-Franca/SP. Docente do Departamento de Serviço Social da UFTM. Integrante dos grupos de pesquisa GEFEPSS - UFTM, GESTA -UNESP. Tutora do programa de educação tutorial (PET) da UFTM - Uberaba/MG.

Ana Laura Malachias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Discente do curso de Serviço Social da UFTM, realizou pesquisa de Iniciação Científica/UFTM. Participou como voluntária do Projeto de Ensino "Oficinas de Formação e Trabalho Profissional em Serviço Social", participou do projeto de extensão "Oficinas Preparatórias para Postulantes à Adoção", além de ser monitora concursada de disciplinas de Metodologia Científica, Pesquisa e Produção de Conhecimento em Serviço Social I e Estágio Supervisionado I.

Referências

ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social. Diretrizes Gerais para o Currículo do Curso de Serviço Social. Rio de Janeiro. 1996.

ANDIFES. Associação Nacional Dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das Universidades Federais Brasileiras, 2011. Disponível em <http://www.uftm.edu.br/proace/images/assistencianum/perfil_dos__estudantes_das_federais.pdf>. Acesso em 02 jun. 2016.

______. Política Nacional de Estágio (PNE). Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2021.

BRASIL. Lei nº 8662, de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Brasília: DF, [1993]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm>. Acesso em: 17 jun. 2021.

CFESS. Assistentes sociais no Brasil: elementos para o estudo do perfil do profissional. Brasília: CFESS, 2005.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Diretrizes Curriculares. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/legislacao_diretrizes.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2016.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Resolução CFESS n. 273, de 13 de março de 1993. Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/resolução_273-93.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2016.

GUERRA, Yolanda; BACKX, Sheila; SANTOS, Cláudia Mônica dos. A dimensão técnico-operativa no serviço social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012. 183 p. ISBN: 9788576721512.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional – 5 ed. – São Paulo: Cortez, 2001.

HARVEY, D. A Condição Pós-Moderna: Uma Pesquisa sobre as origens da Mudança Cultural. SP: Ed. Loyola, 2001.

MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Políticas educacionais e contribuições para o Serviço Social. Conexões Gerais, Minas Gerais, n. 05, a. 3, 2 sem. 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade, Petrópolis: Vozes, 1994. (Temas Sociais).

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em Saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.

NETTO, José Paulo. Transformações societárias e serviço social: notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. Revista Serviço Social e Sociedade, n. 50. São Paulo: Cortez, 1996.

RAMOS, Sâmya Rodrigues. A ação política do Movimento Estudantil de Serviço Social: caminhos históricos e alianças com outros sujeitos coletivos. Recife: UFPE, CCSA. Dissertação (Mestrado em Serviço Social), 1996.

SANTOS, Cláudia Mônica. Os instrumentos e técnicas: mitos e dilemas na formação profissional do assistente social no Brasil. 2006.

SILVA, Maria Regina Guimarães; DIAS, Ana Angélica Lima; FLÓRIO, Solange Maria Ribeiro; SANTOS, Adriana Carvalho dos. Mercado de trabalho: onde se encontram os egressos do curso de Enfermagem do UNIFEG? Guaxupé: UNIFEG, 2011.

UFTM. Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social. Uberaba: UFTM. 2010.

UFTM. Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social. Uberaba: UFTM. 2015. Disponível em <https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/?to=RTZjcGZxTGFsSkFOOXRhSkpVdm5ELzBmWjZPUjNwZVNDdzA3NzFoRzcxeFREdkl2ZllMa25YaklsN0lFMEJ3MHVWQ2ZDVjFiTlFCRXRiUy9jR1k4dDRSU3JtSlk0WUhCUXhXdld4VlpXbFJhNitTN1ZSbm9yQVZycWJidWE2QmhDOHh3RmFPVVE4dEpuVTZrbEtVY1BvbmF5VmVQVHMxUmc4N25ZOENPbVRGWDU0U0ZsOWt5a0RkQjNOK2FaY2F6&secret=uftm>. Acesso 27 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Como Citar

MENDES, R. de C. L. de O.; MALACHIAS, A. L. Formação e trabalho profissional: uma análise acerca dos egressos do curso de Serviço Social da UFTM. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 3, p. 66–94, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15i3.6396. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6396. Acesso em: 22 dez. 2024.