Educação ambiental e artes

um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)

Autores

  • Richard Almeida Universidade Estadual Paulista - Unesp Rio Claro - SP
  • Luiz Carlos Santana Universidade Estadual Paulista - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15iEsp.6523

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Artes, Estado da arte

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estado da arte, desenvolvida no âmbito do projeto EArte. Nesse projeto, um grupo de pesquisadores têm investigado a produção de estudos sobre Educação Ambiental em áreas específicas do conhecimento. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar dissertações sobre Educação Ambiental desenvolvidas em programas de pós-graduação em Artes. A análise, aqui efetivada, buscou identificar temas, referenciais teóricos metodológicos e questões de pesquisa dessas produções. O corpus documental está constituído por cinco dissertações selecionadas no banco de dados do Projeto EArte, as quais foram analisadas com base no referencial teórico-metodológico de Bardin (2011) – a análise de conteúdo. A investigação mostrou que as questões de pesquisa das produções são direcionadas a compreender como as Artes podem contribuir com o processo educativo da EA. Quanto aos referenciais teóricos, notamos a presença significativa de autores de teoria crítica. Sobre os temas das produções, identificamos relatos de práticas em Educação Ambiental e abordagem voltada ao desenvolvimento sustentável. Este artigo busca corroborar o processo de consolidação do campo de pesquisa sobre EA e sua interface com pesquisas produzidas sobre esse tema na área de conhecimento de Artes.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Santana, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação do INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS da UNESP de Rio Claro possui graduação em Filosofia pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (1980), mestrado em Educação pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (1988) e doutorado em Educação pela mesma universidade (1997). Atualmente é Professor Assistente Doutor II da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, campus de Rio Claro - SP. Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente com os seguintes temas: concepções e práticas de educação ambiental; concepções de educação, de natureza e de educação ambiental; ambientalização curricular; produção científica sobre educação ambiental; Pesquisa em Educação Ambiental e Políticas Públicas. É membro do Grupo de Pesquisa "A Temática Ambiental e o Processo Educativo" (CNPq), é um dos Editores da Revista PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ISSN 2177-580X)

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A.J; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo, Pioneira, 1998.

ANJOS, A. C. C. Arte-Educação e Educação Ambiental. Uma reflexão sobre a colaboração teórica e metodológica da Arte-Educação para a Educação Ambiental. 2010. 228 p. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BORNHEIM, G. Filosofia e Política Ecológica. Revista Filosófica Brasileira, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 17-24, 1985.

CAIXETA, Viviane Ferreira. A institucionalização do Fomento à Pesquisa em Artes no CNPq: o programa Básico de Artes. 2007. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, UNB, 2007.

CARVALHO, I. C. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CARVALHO, L. M. A Educação Ambiental no Brasil: um campo em construção? Tese de Livre Docência em Educação Ambiental. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.

CHOMSKY, N; POLLIN, R. Crise climática e o Green New Deal global: a economia para salvar o planeta. Rio de Janeiro: Roça Nova, 2020.

CRUZ, M. V. X. A inserção das Artes no campo científico brasileiro: espaços e sujeitos. inserir ano depósito. 123 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2011.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. 2 ed. Campinas: Papirus, 1994. 150p.

DUARTE JÚNIOR, J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 3 ed. Curitiba: Criar, 2004.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, ago./ 2002.

FUSARI, M. F. R. FERRAZ, M. H. C. T. Metodologia do ensino da arte. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

GOULART, M. B. Uma interlocução entre a imagem e a educação ambiental: mangue vivo. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

GUIMARÃES, M. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinar, Abaetetuba, v. 7, n. 9, p. 11-22, set. 2013. Disponível em: http://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2767/2898. Acesso em: 23 set. 2020.

LATOUR, B. Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. São Paulo: Ubu, 2020.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Educação Ambiental: um olhar sobre Dissertações e Teses. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, Mai./Ago., 2006.

LOUREIRO, C, F, B. Educação Ambiental e Epistemologia Crítica. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 32, n.2, p.159 -176, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5536/3443. Acesso em: 06/11/2022.

KAWASAKI, C. S; CARVALHO, L. M. Tendências da Pesquisa em Educação Ambiental. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 03. p.143-157, 2009.

MARQUES, L. C. Capitalismo e colapso ambiental. 2.ed. rev. e ampl. – Campinas: Editora da Unicamp, 2016.

MEGID NETO, J; CARVALHO, L. M. Pesquisas de estado da arte: fundamentos, características e percursos. In: ESCHENHAGEN, M.L. et al. (Orgs.). Construcción de problemas de investigación: diálogos entre el interior y el exterior. Medellin: Universidade de Antioquia / Universidad Pontifica Bolivariana, 2018.

OLIVEIRA, L. A. C. de. Uma obra a ser realizada: a compreensão bio-sócio-ambiental através da arte da vida. 119 f. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

PENNA, M. A função dos métodos e o papel do professor em questão, “como” ensinar música. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. (Orgs.). Pedagogias em educação musical. São Paulo: IBPEX, 2012. p.13-24.

SANTANA, L. C. Educação ambiental: de sua necessidade e possibilidades. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON PROJECT BASED, 2005, Guaratinguetá. PBLTech, 2005. p.1-14.

SANTANA, L. C; TEROSSI, M. J. Educação Ambiental no Brasil: Fontes Epistemológicas e Tendências Pedagógicas. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, v.24, jan./jul. 2010.

SANTOS, Josiane Duarte dos. Sensibilidades: práticas artístico-pedagógicas com a temática canina. 145 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

SARMENTO, A. C. L. Sentir, perceber, notar e compreender a habitação: a experiência multissensorial no design de interiores - o exemplo de uma residência em Itacimirim-Ba. 146 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental, 2003. In.: SATO, M. E CARVALHO, I. C. Orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: ArtMed. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586522/mod_resource/content/1/sauve%20correntes%20EA.pdf. Acesso em: 06/05/2022.

SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas: Histedbr, 2006. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4430725/mod_resource/content/1/3%20-%20D_Saviani_Concep_Pedag_Hist_Educ_Brasil_2005.pdf . Acesso em: 08/11/2022.

TOZONI-REIS, M. F. C. Educar. Curitiba: Editora UFPR, n. 27, p. 93-110, 2006. Editora UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NF53QF3xZhTHWjVVznd57zG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06/11/2022.

ZAMBONI, Silvio. A Pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

2023-05-17

Como Citar

ALMEIDA, R.; CARLOS SANTANA, L. . Educação ambiental e artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019). Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. Esp, p. 153–172, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15iEsp.6523. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6523. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê