Educação ambiental e artes

um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)

Autores

  • Richard Almeida Universidade Estadual Paulista - Unesp Rio Claro - SP
  • Luiz Carlos Santana Universidade Estadual Paulista - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15iEsp.6523

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Artes, Estado da arte

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estado da arte, desenvolvida no âmbito do projeto EArte. Nesse projeto, um grupo de pesquisadores têm investigado a produção de estudos sobre Educação Ambiental em áreas específicas do conhecimento. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar dissertações sobre Educação Ambiental desenvolvidas em programas de pós-graduação em Artes. A análise, aqui efetivada, buscou identificar temas, referenciais teóricos metodológicos e questões de pesquisa dessas produções. O corpus documental está constituído por cinco dissertações selecionadas no banco de dados do Projeto EArte, as quais foram analisadas com base no referencial teórico-metodológico de Bardin (2011) – a análise de conteúdo. A investigação mostrou que as questões de pesquisa das produções são direcionadas a compreender como as Artes podem contribuir com o processo educativo da EA. Quanto aos referenciais teóricos, notamos a presença significativa de autores de teoria crítica. Sobre os temas das produções, identificamos relatos de práticas em Educação Ambiental e abordagem voltada ao desenvolvimento sustentável. Este artigo busca corroborar o processo de consolidação do campo de pesquisa sobre EA e sua interface com pesquisas produzidas sobre esse tema na área de conhecimento de Artes.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Santana, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação do INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS da UNESP de Rio Claro possui graduação em Filosofia pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (1980), mestrado em Educação pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (1988) e doutorado em Educação pela mesma universidade (1997). Atualmente é Professor Assistente Doutor II da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, campus de Rio Claro - SP. Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente com os seguintes temas: concepções e práticas de educação ambiental; concepções de educação, de natureza e de educação ambiental; ambientalização curricular; produção científica sobre educação ambiental; Pesquisa em Educação Ambiental e Políticas Públicas. É membro do Grupo de Pesquisa "A Temática Ambiental e o Processo Educativo" (CNPq), é um dos Editores da Revista PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ISSN 2177-580X)

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Publicado

2023-05-17

Como Citar

ALMEIDA, R.; CARLOS SANTANA, L. . Educação ambiental e artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019). Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. Esp, p. 153–172, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15iEsp.6523. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6523. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê