Mal-estar docente

ouvindo professores e propondo caminhos na constituição de sua identidade profissional em tempos de pandemia

Autores

  • Gabrielly dos Santos Mazini Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Helena de Ornellas Sivieri Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.6695

Palavras-chave:

Mal-estar Docente, Identidade Profissional, Professores.

Resumo

O mal-estar docente pode gerar um grave impacto à identidade profissional dos professores. Com o isolamento social imposto pela pandemia, os professores tiveram que deslocar as salas de aula para dentro de suas casas, reinventando seus saberes e fazeres profissionais para uma nova realidade. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de professores sobre o mal-estar gerado pelas atividades remotas e as estratégias de enfrentamento usadas, com a finalidade de refletir sobre a identidade profissional e a qualidade de vida. Se constitui como uma pesquisa-ação, realizada através de uma formação continuada de 45 horas com professores do ensino fundamental de Uberaba. Contou com 20 inscritos, mas se concretizou com 3 participantes. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e revelaram três categorias, sendo elas: Percepções de mal-estar; Identidade profissional; Ações de enfrentamento. Com base nesses dados, conclui-se que a pandemia do Covid-19 contribuiu para o desenvolvimento do mal-estar docente e para reflexões sobre suas identidades profissionais. Uma maneira de lidar com essa questão são as estratégias de enfrentamento que contribuem para apaziguar o estresse do cotidiano. Além disso, concluímos que espaços para formações continuadas também são benéficos para proporcionar reflexões e trocas profissionais e pessoais entre os professores.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

DOS SANTOS MAZINI, G.; DE ORNELLAS SIVIERI PEREIRA, H. Mal-estar docente: ouvindo professores e propondo caminhos na constituição de sua identidade profissional em tempos de pandemia. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 2, p. 208–227, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i2.6695. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6695. Acesso em: 26 set. 2024.