O Programa Residência Pedagógica

mapeamento das dissertações publicadas no Brasil no período de 2018 a 2022

Autores

  • Ellen Portela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.6857

Palavras-chave:

Formação docente. Políticas Públicas. Referencial Bibliográfico.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as produções acadêmicas (dissertações) relacionadas ao Programa Residência Pedagógica, a partir da sua implementação pelo MEC e pela CAPES, no recorte temporal de 2018 a 2022, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O Programa Residência Pedagógica (PRP), foco deste estudo, tem como um de seus objetivos a imersão do licenciando nas instituições de educação básica, a fim, de promover uma relação mais direta das Instituições de Ensino Superior (IES) com as instituições de educação básica. O estudo caracteriza-se como caráter qualitativo. Para tal, foi realizado uma busca com os seguintes descritores “Programa Residência Pedagógica” AND “Programa de Residência Pedagógica”. A base de dados forneceu ao todo dezessete dissertações, destas apenas dezesseis estavam disponíveis para download e dez foram analisadas, pois cinco não apresentavam relação com a temática, uma encontrava-se duplicada. A análise deu-se a partir de uma leitura flutuante do título, resumo e metodologia das produções identificadas, procedemos com a leitura parcial dos demais tópicos de modo a confirmar sua pertinência ao PRP. A partir das análises dos trabalhos, constata-se que há uma crescente dos trabalhos envolvendo o PRP, principalmente no que se refere a sua contribuição na formação profissional.

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

PORTELA, E. O Programa Residência Pedagógica: mapeamento das dissertações publicadas no Brasil no período de 2018 a 2022. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 229–242, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.6857. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6857. Acesso em: 22 dez. 2024.

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