O Programa Residência Pedagógica

mapeamento das dissertações publicadas no Brasil no período de 2018 a 2022

Autores

  • Ellen Portela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.6857

Palavras-chave:

Formação docente. Políticas Públicas. Referencial Bibliográfico.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as produções acadêmicas (dissertações) relacionadas ao Programa Residência Pedagógica, a partir da sua implementação pelo MEC e pela CAPES, no recorte temporal de 2018 a 2022, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O Programa Residência Pedagógica (PRP), foco deste estudo, tem como um de seus objetivos a imersão do licenciando nas instituições de educação básica, a fim, de promover uma relação mais direta das Instituições de Ensino Superior (IES) com as instituições de educação básica. O estudo caracteriza-se como caráter qualitativo. Para tal, foi realizado uma busca com os seguintes descritores “Programa Residência Pedagógica” AND “Programa de Residência Pedagógica”. A base de dados forneceu ao todo dezessete dissertações, destas apenas dezesseis estavam disponíveis para download e dez foram analisadas, pois cinco não apresentavam relação com a temática, uma encontrava-se duplicada. A análise deu-se a partir de uma leitura flutuante do título, resumo e metodologia das produções identificadas, procedemos com a leitura parcial dos demais tópicos de modo a confirmar sua pertinência ao PRP. A partir das análises dos trabalhos, constata-se que há uma crescente dos trabalhos envolvendo o PRP, principalmente no que se refere a sua contribuição na formação profissional.

Referências

BRASIL. Portaria MEC Nº 343, De 17 de março de 2020. 17 de março. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 27 setembro. 2022.

CAPES. Edital CAPES nº 01/2018. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-esidenciapedagogica.pdf. Acesso em: 11 julho. 2022.

FELIPE, Eliana Silva et al. Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 81-94, 2020.

FERNANDES, Lays Souza. et al. Residência pedagógica: a prática de observação e sua importância na formação de professores de ciências. In:Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 4., 2019, Paraíba. Anais [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2019. Trabalho PO - 0272. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD4_SA13_ID319_06082019162056.pdf. Acesso em: 11 julho. 2022.

FREITAS, Mônica Cavalcante; FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NÓVOA, António. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012 .

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores-saberes da docência e identidade do professor. Nuances: estudos sobre Educação, v. 3, n. 3, 1997.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

PORTELA, E. O Programa Residência Pedagógica: mapeamento das dissertações publicadas no Brasil no período de 2018 a 2022. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 229–242, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.6857. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6857. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua