v. 16 n. 3 (2023): SETEMBRO - DEZEMBRO 2023

					Visualizar v. 16 n. 3 (2023): SETEMBRO - DEZEMBRO 2023
Publicado: 2024-01-24

Dossiê

  • Ensino e Aprendizagem da Escrita

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7261
    MESSIAS DIEB, Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho
    1-5
  • Da relação com a escrita à aprendizagem de formas discursivas

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7136
    MESSIAS DIEB
    6-18
  • Práticas de ensino na alfabetização uma possibilidade fundamentada na perspectiva discursiva

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7129
    Maria José Barbosa, Elizangela Silva Mesquita, Lílian Sousa de Castro
    19-36
  • A representação social dos professores alfabetizadores sobre o letramento

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7133
    Elaine Vieira de Almeida, Milene Kinlliane Silva de Oliveira
    37-55
  • "Muitos só querem aprender assinar o nome” desafios e perspectivas da relação com o saber ensinar leitura e escrita na educação de jovens e adultos

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7127
    Luís Carlos Ferreira, Júlio Araújo
    56-75
  • Oficina de elaboração de itens uma experiência com descritores da Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7135
    Sue Ellen Guimarães dos Santos Franklin, Denise Andrea Nobre Lopes, Marcele Mara Alves Xavier
    76-91
  • Oficina de criação literária Mireveja a construção de um coletivo de criação e fruição estética em ambiente escolar

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7123
    Sebastião Soares de Sousa Junior, Manuelle Araújo da Silva, Paulo Glayson Lima Lopes
    92-111
  • O artigo acadêmico na área de Educação uma análise sociorretórica

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7132
    Nícollas Oliveira Abreu, Cibele Gadelha Bernardino
    112-132
  • Letramentos acadêmicos relações entre ensino, pesquisa e formação docente por meio da escolha do tema do trabalho de conclusão de curso (TCC)

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7134
    Larissa Naiara Souza de Almeida, Maria do Carmo Carvalho Madureiro, Messias Dieb
    133-150
  • Delimitação e escrita do objeto de estudo na pesquisa científica em educação

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7131
    Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Isabel Maria Sabino de Farias
    151-168

Demanda Contínua

  • Gamification possíveis contribuições para Serviços de Referência de Bibliotecas Universitárias

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.6809
    Amanda Franzão Rodrigues da Silva, Ariana de Campos
    169-188
  • Cultura digital y tecnodocencia la educación desde la corporeidad tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.6745
    Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Luciana de Lima, Erick Omar Miranda Patiño, Robson Carlos Loureiro, Nidia Yaneth Torres Merchan, Ana Cristina Borges Fiuza
    189-212
  • A simulação realística como método de aprendizagem significativa em cursos da área de saúde

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.6866
    Cintia Pinheiro Broggio Benicasa
    213-228
  • O Programa Residência Pedagógica mapeamento das dissertações publicadas no Brasil no período de 2018 a 2022

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.6857
    Ellen Portela
    229-242

Relato de experiência

  • O que compensa mais: gasolina ou etanol? estratégias a partir da investigação na sala de aula de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.6508
    Thais Ester Gonçalves, André Augusto Deodato
    243-257