O artigo acadêmico na área de Educação

uma análise sociorretórica

Autores

  • Nícollas Oliveira Abreu Universidade Estadual do Ceará
  • Cibele Gadelha Bernardino UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7132

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Artigo acadêmico empírico, Cultura disciplinar, Área de Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e explicar o gênero artigo acadêmico empírico na área de Educação por meio de três subáreas (Educação Especial, Política Educacional e Tecnologia Educacional), a partir das concepções de crenças epistêmicas, práticas disciplinares e práticas sociorretóricas (Pacheco; Bernardino,  2022). Como referencial teórico desta pesquisa, nos embasamos nas concepções de Swales (1990; 2004) quanto ao estudo dos gêneros acadêmicos e de sua proposta metodológica CARS; e em Hyland (2000), Pacheco e Bernardino (2022), no que concerne ao conceito de cultura disciplinar. Este estudo é exploratório-descritivo e de base qualitativa-quantitativa. O corpus desta pesquisa é constituído por 60 exemplares de artigos empíricos, 20 de cada subárea, publicados em língua portuguesa, entre os anos de 2016 e 2021. A partir de nossas análises, compreendemos que parece existir um comportamento sociorretórico na escrita dos artigos que aparenta ser uma configuração composicional geral para a área de Educação, uma vez que as variações existentes entre as subáreas são pouco expressivas.

Biografia do Autor

Nícollas Oliveira Abreu, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Linguística Aplicada. Professor do Curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), da   Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vice-líder do grupo de pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA/UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: nicollas.oliveira@uece.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2264-8380

Cibele Gadelha Bernardino, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Docente de UECE. Líder do grupo de pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA). Professora permanente do Programa de Pós- Graduação em Linguística Aplicada. E- mail: cibele.gadelha@uece.br.

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

ABREU, N. O. .; BERNARDINO, C. G. O artigo acadêmico na área de Educação: uma análise sociorretórica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 112–132, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7132. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7132. Acesso em: 29 abr. 2024.