O artigo acadêmico na área de Educação

uma análise sociorretórica

Autores

  • Nícollas Oliveira Abreu Universidade Estadual do Ceará
  • Cibele Gadelha Bernardino UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7132

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Artigo acadêmico empírico, Cultura disciplinar, Área de Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e explicar o gênero artigo acadêmico empírico na área de Educação por meio de três subáreas (Educação Especial, Política Educacional e Tecnologia Educacional), a partir das concepções de crenças epistêmicas, práticas disciplinares e práticas sociorretóricas (Pacheco; Bernardino,  2022). Como referencial teórico desta pesquisa, nos embasamos nas concepções de Swales (1990; 2004) quanto ao estudo dos gêneros acadêmicos e de sua proposta metodológica CARS; e em Hyland (2000), Pacheco e Bernardino (2022), no que concerne ao conceito de cultura disciplinar. Este estudo é exploratório-descritivo e de base qualitativa-quantitativa. O corpus desta pesquisa é constituído por 60 exemplares de artigos empíricos, 20 de cada subárea, publicados em língua portuguesa, entre os anos de 2016 e 2021. A partir de nossas análises, compreendemos que parece existir um comportamento sociorretórico na escrita dos artigos que aparenta ser uma configuração composicional geral para a área de Educação, uma vez que as variações existentes entre as subáreas são pouco expressivas.

Biografia do Autor

Nícollas Oliveira Abreu, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Linguística Aplicada. Professor do Curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), da   Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vice-líder do grupo de pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA/UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: nicollas.oliveira@uece.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2264-8380

Cibele Gadelha Bernardino, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Docente de UECE. Líder do grupo de pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA). Professora permanente do Programa de Pós- Graduação em Linguística Aplicada. E- mail: cibele.gadelha@uece.br.

Referências

ABREU, N. O. O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de Psicologia: um estudo sociorretórico. 2016. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada) –Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.

ABREU, N. O. O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de Educação: uma investigação sociorretórica. 2022. Tese (Doutorado Acadêmico em Linguística Aplicada) –Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.

BERNARDINO, C. G. O metadiscurso interpessoal em artigos acadêmicos: espaço de negociações e construção de posicionamentos. Tese (Doutorado Acadêmico em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

BERNARDINO, C. G.; ABREU, N. O. A unidade retórica de Metodologia em artigos empíricos da cultura disciplinar da área de Psicologia: uma investigação sociorretórica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 4, p. 887-918, 2018.

BHATIA, V. K. Worlds of written discourse: a genre-based view. London: Continuum, 2004. 248 p.

FREITAS, T. L. de. Uma análise comparativa entre áreas disciplinares da grande área de Ciências Humanas: semelhanças e diferenças sociorretóricas em artigos acadêmicos. 2023. Tese (Doutorado Acadêmico em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.

HYLAND, K. Talking to the academy: Forms of hedging in science research articles. Written Communication. v. 13, n. 2, p. 251-281, 1996.

HYLAND, K. Scientific claims and community values: articulating an academic culture. Language & Communication. v. 17, n. 1, p. 19-31, 1997.

HYLAND, K. Disciplinary discourse: social interactions in academic writing. Singapura: Pearson Education Limited, 2000. 211 p.

LOPES, F. N. L. Investigação sociorretórica do artigo acadêmico na área disciplinar de Geografia. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. 168 p.

PACHECO, J. T. S.; ABREU, N. O.; BERNARDINO, C. G. Culturas disciplinares: influências na produção do gênero artigo acadêmico. Revista Linguagem em Foco, v. 10, n. 1, p. 71-82, 2018.

PACHECO, J. T. S.; BERNARDINO, C. G. Culturas disciplinares em análise sociorretórica de gêneros: em busca de uma proposição conceitual. Fórum linguístico, v. 19, n. 4, p. 8454-8469, 2022.

PHO, P. D. How can learning about the structure of research articles help international students. In: Conference proceedings of the 19th ISANA International Education Conference, 2008. p. 1-11.

REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS. Instruções aos autores. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/focoeescopo> . Acesso em: 18 set. 2020.

REVISTA RENOTE. Instruções aos autores. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 01 jun. 2020.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. 274 p.

SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004. 328 p.

VALENTIM, D. L. Uma análise sociorretórica do gênero artigo acadêmico empírico na cultura disciplinar da área de Jornalismo. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

ABREU, N. O. .; BERNARDINO, C. G. O artigo acadêmico na área de Educação: uma análise sociorretórica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 112–132, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7132. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7132. Acesso em: 22 nov. 2024.