Delimitação e escrita do objeto de estudo na pesquisa científica em educação
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7131Palavras-chave:
Ciência e Educação, Pesquisa científica, Formação de pesquisadores, Objeto de estudoResumo
A delimitação do objeto de estudo se configura como um dos principais desafios dos professores e estudantes de graduação e pós-graduação na elaboração de pesquisas científicas. Diante disso, objetivamos discutir a construção e a delimitação do objeto de estudo na pesquisa em Educação. Como aporte teórico, utilizamos, dentre outros escritos: André (2016), Gamboa (2018), Ghedin e Franco (2011) e Severino (2009). Via questionário em formato eletrônico, participaram do estudo doutorandos vinculados a um Programa de Pós-Graduação em Educação, com área de concentração em formação de professores. A construção e delimitação do objeto de estudo partem, pelo menos, da história de vida, da história profissional e da história de formação do investigador, exigindo conhecimentos tácitos e científicos, tempo, dedicação, dentre outros elementos também problematizados ao longo do texto. Visamos, a partir das análises sistematizadas neste escrito, a contribuir para o enfrentamento dos desafios envoltos da construção e delimitação de um objeto de estudo, sobretudo, para pesquisadores iniciantes.
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