Delimitação e escrita do objeto de estudo na pesquisa científica em educação

Autores

  • Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7131

Palavras-chave:

Ciência e Educação, Pesquisa científica, Formação de pesquisadores, Objeto de estudo

Resumo

A delimitação do objeto de estudo se configura como um dos principais desafios dos professores e estudantes de graduação e pós-graduação na elaboração de pesquisas científicas. Diante disso, objetivamos discutir a construção e a delimitação do objeto de estudo na pesquisa em Educação. Como aporte teórico, utilizamos, dentre outros escritos: André (2016), Gamboa (2018), Ghedin e Franco (2011) e Severino (2009). Via questionário em formato eletrônico, participaram do estudo doutorandos vinculados a um Programa de Pós-Graduação em Educação, com área de concentração em formação de professores. A construção e delimitação do objeto de estudo partem, pelo menos, da história de vida, da história profissional e da história de formação do investigador, exigindo conhecimentos tácitos e científicos, tempo, dedicação, dentre outros elementos também problematizados ao longo do texto. Visamos, a partir das análises sistematizadas neste escrito, a contribuir para o enfrentamento dos desafios envoltos da construção e delimitação de um objeto de estudo, sobretudo, para pesquisadores iniciantes.

Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor e mestre em Educação (UECE). Professor da universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao curso de Pedagogia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4442-162X

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará -UECE, vinculada ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade -EDUCAS/CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisado CNPq –Nível 2. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1799-0963

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

ANDRÉ, Marli. A formação do pesquisador da prática pedagógica. Plurais revista multidisciplinar, [S. l.], v. 1, n.1, p. 01-12, 2016. Doi: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%25p

ANDRÉ, Marli. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, Marli (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2018, p. 17-34.

ARAÚJO, Júlio; DIEB, Messias; COSTA, Sayonara Melo. O QNP e as dificuldades de construção do objeto de pesquisa: uma experiência de aprendizagem mediada sobre o gênero projeto de pesquisa. Revista D.E.L.T.A., São Paulo, v. 3, n. 33, p. 729-757, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-445097873044367046

ARAÚJO, Júlio; PIMENTA, Alcilene Aguiar; COSTA, Sayonara. A proposta de um quadro norteador de pesquisa como exercício de construção do objeto de estudo. Interações, Campo Grande, v. 16, n. 1, p. 175-188, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-70122015115

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SILVA, Silvina Pimentel. Pesquisa e prática pedagógica. Fortaleza: RDS, 2009.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 3. ed. rev., atual. e ampl. [recurso eletrônico]. Chapecó: Argos, 2018.

GENGNAGEL, Claudionei Lucimar; PASINATO, Darciel. Professor pesquisador: perspectivas e desafios. Revista Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 3, n.1, jul. 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/112 08. Acesso em: 1 out. 2023.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro Franco. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2002.

GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna S. Competing paradigms in qualitative research. In: DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. (org.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994, p. 105-117.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011 (Coleção questões da nossa época; v.14).

INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia na Universidade. 8. ed. Campinas: Papirus, 1995.

LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução: elementos para uma análise metodológica. São Paulo: Educ, 1998.

MEKSENAS, Paulo. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Revista@mbienteeducacao, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 120-128, jan./jul. 2009. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/ 540/511. Acesso em: 20 dez. 2020.

SOUZA, Sarlene Gomes de. A formação diferenciada em egressos de iniciação científica: implicações na pós-graduação. 2018. 122f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

STAKE, R. E. A arte da investigação com estudos de caso. 4. ed. London: SAGE, 2016.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

VALDEMARIN, Vera Teresa. A construção do objeto de pesquisa. In: SILVA, M.; VALDEMARIN, V. T. (org.). Pesquisa em Educação: métodos e modos de fazer [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 47-65.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

MEDEIROS FILHO, A. E. C. de; FARIAS, I. M. S. de . Delimitação e escrita do objeto de estudo na pesquisa científica em educação. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 151–168, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7131. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7131. Acesso em: 21 nov. 2024.