Delimitação e escrita do objeto de estudo na pesquisa científica em educação

Autores

  • Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7131

Palavras-chave:

Ciência e Educação, Pesquisa científica, Formação de pesquisadores, Objeto de estudo

Resumo

A delimitação do objeto de estudo se configura como um dos principais desafios dos professores e estudantes de graduação e pós-graduação na elaboração de pesquisas científicas. Diante disso, objetivamos discutir a construção e a delimitação do objeto de estudo na pesquisa em Educação. Como aporte teórico, utilizamos, dentre outros escritos: André (2016), Gamboa (2018), Ghedin e Franco (2011) e Severino (2009). Via questionário em formato eletrônico, participaram do estudo doutorandos vinculados a um Programa de Pós-Graduação em Educação, com área de concentração em formação de professores. A construção e delimitação do objeto de estudo partem, pelo menos, da história de vida, da história profissional e da história de formação do investigador, exigindo conhecimentos tácitos e científicos, tempo, dedicação, dentre outros elementos também problematizados ao longo do texto. Visamos, a partir das análises sistematizadas neste escrito, a contribuir para o enfrentamento dos desafios envoltos da construção e delimitação de um objeto de estudo, sobretudo, para pesquisadores iniciantes.

Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor e mestre em Educação (UECE). Professor da universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao curso de Pedagogia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4442-162X

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará -UECE, vinculada ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade -EDUCAS/CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisado CNPq –Nível 2. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1799-0963

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

MEDEIROS FILHO, A. E. C. de; FARIAS, I. M. S. de . Delimitação e escrita do objeto de estudo na pesquisa científica em educação. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 151–168, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7131. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7131. Acesso em: 29 abr. 2024.