Letramentos acadêmicos

relações entre ensino, pesquisa e formação docente por meio da escolha do tema do trabalho de conclusão de curso (TCC)

Autores

  • Larissa Naiara Souza de Almeida Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Maria do Carmo Carvalho Madureiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Messias Dieb UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7134

Palavras-chave:

Formação inicial, Pesquisa, Prática Pedagógica, Curso de Pedagogia, Letramentos acadêmicos

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as relações entre o processo de escolha do tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a formação docente. O estudo, com enfoque qualitativo, apresenta a construção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública cearense. Com base nos princípios do modelo dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 2014), a análise dos relatos dos estudantes nos permite compreender que a escolha dos temas para o TCC é mediada por suas identidades, tanto estudantil como acadêmica, e que os significados em torno dessa escolha são negociados por meio do envolvimento deles em contextos e situações específicos de escrita, que são localizados ao longo da formação tanto dentro como fora da ambiência universitária.

Biografia do Autor

Larissa Naiara Souza de Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da rede pública de ensino de Fortaleza e colabora em instituições particulares de Educação Especial.

Maria do Carmo Carvalho Madureiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí, campus Amílcar Ferreira Sobral; Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Messias Dieb , UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced /UFC. Pós-doutorado em Educação pela Universidade da Califórnia – Estados Unidos (UCSB).

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

ALMEIDA, L. N. S. de .; MADUREIRO, M. do C. C. .; DIEB , M. . Letramentos acadêmicos : relações entre ensino, pesquisa e formação docente por meio da escolha do tema do trabalho de conclusão de curso (TCC). Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 133–150, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7134. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7134. Acesso em: 29 abr. 2024.