Oficina de criação literária Mireveja

a construção de um coletivo de criação e fruição estética em ambiente escolar

Autores

  • Sebastião Soares de Sousa Junior Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc - CE)
  • Manuelle Araújo da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Paulo Glayson Lima Lopes Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc - CE)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7123

Palavras-chave:

Criação literária, Escrita criativa, Letramento literário, Ensino de literatura, Fruição estética

Resumo

Este artigo visa a refletir sobre a Oficina de Criação Literária Mireveja, desenvolvida em escola pública de ensino médio, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Para tanto, na condição de objetivos específicos, faz-se necessário debater a problemática que circunda o ensino de literatura, bem como discutir sua relação com a escrita literária e questões concernentes à fruição estética. O estudo fundamenta-se, sobretudo, em obras de Cosson (2021a, 2021b), Sanseverino (2019) e Tauveron (2014), autores que se debruçam, respectivamente, acerca do letramento literário como alicerce do ensino de literatura; da escrita criativa, como ferramenta para o letramento literário e de elementos que favorecem a democratização da escrita, relacionando-os ao conceito de aluno-autor. Parte-se da hipótese de que a escrita criativa constitui relevante instrumento de promoção do letramento literário em ambiente escolar, estimulando criações literárias autorais pelos estudantes que participam do projeto, bem como dos professores vinculados aos componentes curriculares de Literatura e História da instituição escolar, que medeiam a Mireveja, em periodicidade semanal. Este estudo justifica-se por refletir sobre experiências que oportunizam um letramento literário democrático, estético e responsivo, subvertendo um ensino de literatura hierarquizante, tradicional e arraigado somente em historiografias e descrições de escolas literárias.

Biografia do Autor

Sebastião Soares de Sousa Junior, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc - CE)

Professor de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Ceará, em caráter efetivo. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Candido Mendes (UCAM); Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Concentra interesse em pesquisas vinculadas ao letramento literário, à escrita criativa e ao ensino de Literatura.

Manuelle Araújo da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada à Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), no setor de estudos Pesquisa Educacional. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestra em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), licenciada em História pela mesma instituição citada e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora associada à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Atualmente, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB e o Grupo de Estudos e Pesquisas História e Documento - GEPHD/CE. Concentra interesse em pesquisas vinculadas à História da Educação e à Pesquisa Educacional.

Paulo Glayson Lima Lopes, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc - CE)

Professor de História na rede pública estadual do Ceará. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Dedica-se a pesquisas na seara da História Cultural, Filosofia Social e Política, Teoria Crítica e Filosofia Estética.

Referências

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BRASIL, Luiz Antonio de Assis. Escrever ficção: um manual de criação literaria. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2021a.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. 1. ed. São Paulo: Contexto 2021b.

ÉSQUILO. Oréstia. Tradução de Mário da Gama Kury; Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

KANGUSSU, Imaculada. Leis da liberdade: a relação entre estética e política na obra de Herbert Marcuse. São Paulo: Loyola, 2008.

KANGUSSU, Imaculada. Marcuse on Phantasy. Radical Philosophy Review, Indianápolis, v. 16, n. 1, p. 387-395, 2013.

KANGUSSU, Imaculada. A fantasia e as fantasias. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020.

LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Invasão da catedral: literatura e ensino em debate. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983.

MALARD, Letícia. Ensino e literatura no 2º grau: problemas & perspectivas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

MANCELOS, João de. Introdução à escrita criativa. 3. ed. Lisboa: Colibri, 2011.

MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. Lisboa: Edições 70, 2016.

MARI, Juliana de; OLIVEIRA, Maurício. Escrita criativa. São Paulo: Matriz, 2019.

PROSE, Francine. Para ler como um escritor: um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los. Tradução de Maria Luisa X. de A. Barbosa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

SANSEVERINO, Antônio Marcos V. Aula de literatura: uma conversa sobre livros, uma escrita criativa. In: TAUFER, Adauto Locatelli et al. (org.). Escrita criativa e ensino 1: diferentes perspectivas teórico-metodológicas e seus impactos na educação literária. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. p. 12-23.

TAUVERON, Catherine. A escrita "literária" da narrativa na escola: condições e obstáculos. Educar em Revista, Curitiba, 30, n. 52, 1 jun. 2014. 85-101. Disponivel em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36286. Acesso em: 14 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

SOUSA JUNIOR, S. S. de .; SILVA, M. A. da; LOPES, P. G. L. Oficina de criação literária Mireveja: a construção de um coletivo de criação e fruição estética em ambiente escolar . Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 92–111, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7123. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7123. Acesso em: 29 abr. 2024.