Da relação com a escrita à aprendizagem de formas discursivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7136

Palavras-chave:

Relação com a escrita; Representação social; Ensino da Escrita.

Resumo

Nos trabalhos de pesquisa sobre o ensino da escrita, estão presentes duas correntes: uma delas se apropria da noção de representação de diferentes ramos das ciências sociais; a outra toma emprestada à linguística a noção de formas discursivas. Meu propósito é tentar relacionar as duas abordagens. Para isso, este trabalho está organizado em três tempos: (a) inicialmente, evoco os avanços recentes da pesquisa sobre o ensino da escrita, que incitam o apelo à noção de representação; em seguida, (b) analiso essa noção. Explico por que, no ensino da escrita, utiliza-se a noção de representações sem acrescentar a ela o adjetivo “sociais”; depois explico por que um certo número de pesquisadores prefere a noção de relação com a escrita à de representações da escrita; finalmente, (c) abordo as conexões entre a relação com a escrita e a aprendizagem de formas discursivas. Com essa finalidade, apresento alguns resultados de uma pesquisa de campo. Mostro como uma das dimensões da relação com a escrita – o modo de verbalização sobre a escrita – pode ser objeto de uma operacionalização didática.

Biografia do Autor

MESSIAS DIEB, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Fundamentos da Educacao e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena o Grupo de Pesquisa γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita. Formado em Pedagogia, em 2000, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cursou Mestrado (2002 - 2004) e Doutorado (2004 - 2007), ambos em Educação pela UFC. Em 2015, concluiu um Estágio Pós-Doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O referido estágio e a pesquisa nele realizada, sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), foram vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON), da mesma universidade. Em 2016, concluiu um segundo Estágio Pós-Doutoral em Educação, com financiamente da CAPES (Processo BEX 0602/15-9), pela Universidade da Califórnia - USA - Campus Santa Barbara (UCSB), sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman. Seus temas de interesse na pesquisa atualmente são: os estudos da escrita e os letramentos acadêmicos.

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Referência do texto original:

BARRE-DE MINIAC, C. Du rapport à l’ecriture à l’apprentissage des formes discursives. Filol. linguist. port., n. 8, p. 203-219, 2006.

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

DIEB, M. Da relação com a escrita à aprendizagem de formas discursivas. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 6–18, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7136. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7136. Acesso em: 28 abr. 2024.