Da relação com a escrita à aprendizagem de formas discursivas
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7136Palavras-chave:
Relação com a escrita; Representação social; Ensino da Escrita.Resumo
Nos trabalhos de pesquisa sobre o ensino da escrita, estão presentes duas correntes: uma delas se apropria da noção de representação de diferentes ramos das ciências sociais; a outra toma emprestada à linguística a noção de formas discursivas. Meu propósito é tentar relacionar as duas abordagens. Para isso, este trabalho está organizado em três tempos: (a) inicialmente, evoco os avanços recentes da pesquisa sobre o ensino da escrita, que incitam o apelo à noção de representação; em seguida, (b) analiso essa noção. Explico por que, no ensino da escrita, utiliza-se a noção de representações sem acrescentar a ela o adjetivo “sociais”; depois explico por que um certo número de pesquisadores prefere a noção de relação com a escrita à de representações da escrita; finalmente, (c) abordo as conexões entre a relação com a escrita e a aprendizagem de formas discursivas. Com essa finalidade, apresento alguns resultados de uma pesquisa de campo. Mostro como uma das dimensões da relação com a escrita – o modo de verbalização sobre a escrita – pode ser objeto de uma operacionalização didática.
Referências
BARRE-DE MINIAC, C. ; REUTER, Y. Apprendre à écrire au collège dans les différentes disciplines. Lyon : INRP, 2006.
BARRE-DE MINIAC, C. Le rapport à l’écriture : perspectives théoriques et didactiques. Villeneuve d’Ascq : Presses Universitaires du Septentrion, 2000.
BELISLE, C. ; SCHIELE, B. Les savoirs dans les pratiques quotidiennes : recherches sur les représentations. Paris : Éditions du Centre National de la Recherche Scientifique, 1984.
CHEVALLARD, Y. L’univers didactique et ses objets : fonctionnement et dysfonctionnements. Marseille : COED, 1988.
DABENE, M. Aspects socio-didactiques de l’acculturation au scriptural. In: BARRE-DE MINIAC, C. Vers une didactique de l’écriture : pour une approche pluridisciplinaire. Paris-Bruxelles : INRP-De Boeck, 1996, p. 85-99.
DABENE, M. L’adulte et l’écriture. Contribution à une didactique de l’écrit en langue maternelle. Bruxelles : De Boeck, 1987.
MOSCOVICI, S. L’ère des représentations. In. : PALMONARI, A. ; DOISE, W. L’études des représentations sociales. Neuchâtel : Delachaux et Niestle?, 1986, p. 12-33.
MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public. Paris : PUF, 1961.
Referência do texto original:
BARRE-DE MINIAC, C. Du rapport à l’ecriture à l’apprentissage des formes discursives. Filol. linguist. port., n. 8, p. 203-219, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.