Oficina de elaboração de itens

uma experiência com descritores da Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Sue Ellen Guimarães dos Santos Franklin Universidade Federal do Ceará
  • Denise Andrea Nobre Lopes
  • Marcele Mara Alves Xavier

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7135

Palavras-chave:

Avaliações externas, Elaboração de itens, Aprendizagem significativa, Planejamento

Resumo

Esse artigo tem como objetivo descrever a experiência de uma oficina de elaboração de itens aplicada em uma turma de 9º ano de uma escola da rede pública municipal do EUSÉBIO-CE. Com base no trabalho com os descritores da Língua Portuguesa presentes na matriz de referência do Saeb e Spaece observamos o desenvolvimento dos alunos quanto ao nível de proficiência e aprendizagem significativa, no processo de construção do conhecimento. Utilizamos como fundamentação teórica os conceitos de avaliação da aprendizagem (LUCKESI, 1997) no contexto das avaliações externas e do planejamento do professor (FÁVERO; TONIETO, 2010), o conceito de letramento (SOARES, 2004) e dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 1997). A oficina foi aplicada durante um mês, distribuído em encontros semanais totalizando quatro dias de execução. Apresentamos o passo a passo da oficina e a importância dessa metodologia para o desenvolvimento dos alunos, destacando sua formação e tornando-o capaz de intervir e construir o próprio conhecimento com responsabilidade e comprometimento.

Biografia do Autor

Denise Andrea Nobre Lopes

Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará - UFC e professora da rede pública de educação no Município de Eusébio /Ce.

Marcele Mara Alves Xavier

Professora de Língua Portuguesa, Licenciada pela Universidade Vale do Acaraú. Diretora da Prefeitura Municipal de Eusébio/Ce.

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

FRANKLIN, S. E. G. dos S.; NOBRE LOPES, D. A.; XAVIER, M. M. A. Oficina de elaboração de itens: uma experiência com descritores da Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 76–91, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7135. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7135. Acesso em: 22 dez. 2024.