Oficina de elaboração de itens
uma experiência com descritores da Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7135Palavras-chave:
Avaliações externas, Elaboração de itens, Aprendizagem significativa, PlanejamentoResumo
Esse artigo tem como objetivo descrever a experiência de uma oficina de elaboração de itens aplicada em uma turma de 9º ano de uma escola da rede pública municipal do EUSÉBIO-CE. Com base no trabalho com os descritores da Língua Portuguesa presentes na matriz de referência do Saeb e Spaece observamos o desenvolvimento dos alunos quanto ao nível de proficiência e aprendizagem significativa, no processo de construção do conhecimento. Utilizamos como fundamentação teórica os conceitos de avaliação da aprendizagem (LUCKESI, 1997) no contexto das avaliações externas e do planejamento do professor (FÁVERO; TONIETO, 2010), o conceito de letramento (SOARES, 2004) e dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 1997). A oficina foi aplicada durante um mês, distribuído em encontros semanais totalizando quatro dias de execução. Apresentamos o passo a passo da oficina e a importância dessa metodologia para o desenvolvimento dos alunos, destacando sua formação e tornando-o capaz de intervir e construir o próprio conhecimento com responsabilidade e comprometimento.
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