"Muitos só querem aprender assinar o nome”
desafios e perspectivas da relação com o saber ensinar leitura e escrita na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7127Palavras-chave:
Relação com o saber. EJA. Alfabetização. Letramento. Formação de Professores. Pais de professores.Resumo
O objetivo é analisar os significados construídos na relação de professores com o saber ensinar leitura e escrita em turmas da educação de jovens e adultos no município de Redenção – CE. A base teórica está centrada nos conceitos de mobilização, atividade e sentido, discutidos por Bernard Charlot (2000), em sua teoria sobre a Relação com o Saber. Acrescentam-se a essa base teórica a discussão de Magda Soares (2004) sobre as práticas de alfabetização e a compreensão de Brian Street (2006) sobre o letramento, além das ideias de Paulo Freire (1987) no diálogo com a formação humana. A pesquisa qualitativa, descritivo-interpretativa, produziu dados a partir de áudios autorizados pelos professores da EJA em encontros de formação e visita in loco nas escolas, em 2023. A análise dos dados nos autoriza a afirmar que, para os professores, é significativo o exercício da docência por meio do qual eles reconhecem o valor da leitura e da escrita pelos estudantes a partir da grafia de seu próprio nome, pois isso ultrapassa e amplia o sentido de ensinar a aquisição convencional da tecnologia da escrita, tendo como mobilização o desencadeamento de significados plurais nos aprendentes. Os dados confirmam ainda o pressuposto de que essa relação com o saber ensinar apresenta uma conexão, em forma de espelhamento, entre as histórias pessoais dos estudantes de EJA e a baixa escolarização vivenciada pelos pais dos professores.
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