Textos multimodais na sala de aula: exercícios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.5005

Palavras-chave:

Multimodalidade. Texto Multimodal. Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

Neste artigo, tratamos da abordagem multimodal dos textos e de suas relações com a Base Nacional Comum Curricular. Passamos então a apresentar duas possibilidades de exercícios de leitura para a sala de aula, buscando uma aproximação com a BNCC. As peças textuais empregadas são de ampla circulação social e podem abrir espaço para muitas análises e mesmo para a produção de textos, em algumas etapas do ensino básico. Finalmente, consideramos a abordagem multimodal produtiva para a formação de leitores/as e produtores/as de textos, dentro do que vem sendo pensado na contemporaneidade.

Referências

BAGNO, M.; RANGEL, E. O. Tarefas da educação lingüística no Brasil. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, 5(1) 2005: 63-81. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v5n1/04.pdf

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Homologada. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

CAZDEN, C. et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, 1996, p. 60-92, Spring. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf

GUALBERTO, C. L.; SANTOS, Z. B. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado da arte. D.E.L.T.A. v. 35, n. 2, p. 1-30, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/delta/v35n2/1678-460X-delta-35-02-e2019350205.pdf

KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.

KRESS; G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images. The grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.

MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais. Novas formas de construção de sentidos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

RIBEIRO, A. E. Leitura, escrita e tecnologia: questões, relações e provocações. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais. Leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje. Palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais e escola: produção e leitura de peças de divulgação de um show de música popular. In: FERRAZ, O. (Org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: Editora da UFBA, 2019.

RIBEIRO, A. E. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, v. 9, p. 1-19, 2020. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/2196/1985

ROJO, R. H. R. et al. Gêneros de discurso nos LD de Línguas: multiculturalismo, multimodalidade e letramentos. Anais do II SILID/I SIMAR – Anais… do II Simpósio sobre Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira e I Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos. Rio de Janeiro, RJ: PUC-RJ, 2008.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais na sala de aula: exercícios. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 3, p. 24–38, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i3.5005. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5005. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Demanda Contínua