Ensino e Aprendizagem da Escrita

Autores

  • MESSIAS DIEB Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0003-1437-791X
  • Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7261

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Escrita

Resumo

O Dossiê “Ensino e Aprendizagem da Escrita” que ora apresentamos foi produzido por membros do Laboratório de Estudos da Escrita. Trata-se de um grupo de estudo e pesquisa que vem trabalhando, desde 2016, sob a coordenação (liderança) do Prof. Dr. Messias Dieb, tendo como principais colaboradores os orientandos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced/UFC e pesquisadores de outras universidades em supervisão de estágio pós-doutoral.

Agradecemos imensamente pela parceria. Atenciosamente,   Organizadores do Dossiê: Prof. Dr. Messias Dieb (UFC) Prof. Dr. Antonio Evanildo (UECE)

Biografia do Autor

MESSIAS DIEB, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Fundamentos da Educacao e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena o Grupo de Pesquisa γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita. Formado em Pedagogia, em 2000, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cursou Mestrado (2002 - 2004) e Doutorado (2004 - 2007), ambos em Educação pela UFC. Em 2015, concluiu um Estágio Pós-Doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O referido estágio e a pesquisa nele realizada, sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), foram vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON), da mesma universidade. Em 2016, concluiu um segundo Estágio Pós-Doutoral em Educação, com financiamente da CAPES (Processo BEX 0602/15-9), pela Universidade da Califórnia - USA - Campus Santa Barbara (UCSB), sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman. Seus temas de interesse na pesquisa atualmente são: os estudos da escrita e os letramentos acadêmicos.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

DIEB, M.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de . Ensino e Aprendizagem da Escrita. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 1–5, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7261. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7261. Acesso em: 29 abr. 2024.