Práticas de ensino na alfabetização

uma possibilidade fundamentada na perspectiva discursiva

Autores

  • Maria José Barbosa Universidade Federal do Ceará -UFC
  • Elizangela Silva Mesquita Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Lílian Sousa de Castro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7129

Palavras-chave:

Alfabetização. Linguagem escrita. Processo discursivo.

Resumo

O desenvolvimento de práticas de escrita que considerem os saberes dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo o seu protagonismo no processo de alfabetização, ainda representa um grande desafio para os professores do ciclo de alfabetização. Nesse sentido, tem-se como objetivo analisar práticas de ensino para a apropriação da escrita por crianças do ciclo de alfabetização do ensino fundamental, tendo a linguagem como forma de interação e interlocução no contexto escolar da alfabetização. Tomaremos como referência Vigotski, (2007; 2018) e Smolka (1988), Goulart, Gontijo, et al. (2017) concernente à perspectiva discursiva na apropriação dessa linguagem. A metodologia adotada para elaboração do estudo consiste na reflexão sobre os pressupostos da Alfabetização Discursiva a partir da análise da prática pedagógica de uma professora da turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Fortaleza-Ceará. Conclui-se a relevância de os professores alfabetizadores refletirem sobre sua prática pedagógica e compreenderem que a alfabetização não consiste em um ato mecânico de ler e escrever, mas em um processo de interação e interlocução entre os professores e as crianças, além disso, precisam perceber que a escrita é uma prática social da qual as crianças se apropriam e participam.

 

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

JOSÉ BARBOSA, M.; SILVA MESQUITA, E.; SOUSA DE CASTRO, L. . Práticas de ensino na alfabetização: uma possibilidade fundamentada na perspectiva discursiva. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 19–36, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7129. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7129. Acesso em: 22 dez. 2024.