Práticas de ensino na alfabetização

uma possibilidade fundamentada na perspectiva discursiva

Autores

  • Maria José Barbosa Universidade Federal do Ceará -UFC
  • Elizangela Silva Mesquita Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Lílian Sousa de Castro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.7129

Palavras-chave:

Alfabetização. Linguagem escrita. Processo discursivo.

Resumo

O desenvolvimento de práticas de escrita que considerem os saberes dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental, favorecendo o seu protagonismo no processo de alfabetização, ainda representa um grande desafio para os professores do ciclo de alfabetização. Nesse sentido, tem-se como objetivo analisar práticas de ensino para a apropriação da escrita por crianças do ciclo de alfabetização do ensino fundamental, tendo a linguagem como forma de interação e interlocução no contexto escolar da alfabetização. Tomaremos como referência Vigotski, (2007; 2018) e Smolka (1988), Goulart, Gontijo, et al. (2017) concernente à perspectiva discursiva na apropriação dessa linguagem. A metodologia adotada para elaboração do estudo consiste na reflexão sobre os pressupostos da Alfabetização Discursiva a partir da análise da prática pedagógica de uma professora da turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Fortaleza-Ceará. Conclui-se a relevância de os professores alfabetizadores refletirem sobre sua prática pedagógica e compreenderem que a alfabetização não consiste em um ato mecânico de ler e escrever, mas em um processo de interação e interlocução entre os professores e as crianças, além disso, precisam perceber que a escrita é uma prática social da qual as crianças se apropriam e participam.

 

Referências

BAZERMAN, C. Retórica da ação letrada. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_ versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOULART, C. M. A. O processo de alfabetização e a produção do sentido do discurso escrito. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 17, n. 2, p. 495-508, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/108049. Acesso em: 10 jul. 2023

GOULART, C. M. A. Para início de conversa sobre os processos de alfabetização e de pesquisa. In. GOULART, C. M. A; GARCIA, I. H. M.; CORAIS, M. C. (org.). Alfabetização e discurso: dilemas e caminhos metodológicos. Campinas: Mercado de Letras, 2019. p. 19 -45.

GOULART, C. M. A; GARCIA, I. H. M.; CORAIS, M. C. (org.). Alfabetização e discurso: dilemas e caminhos metodológicos. Campinas: Mercado de Letras, 2019.

GOULART, C. M. A; GONTIJO, C. M. M.; FERREIRA, N. S. de A. (org.). A alfabetização como processo discursivo: 30 ano de a criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 2017.

MACHADO, M. L. C. de A; LOPES, Paula da Silva Vidal Cid. A linguagem e os processos de enunciação e significação na alfabetização. Rev. Bras. Linguíst. Apl., [S. l.], v. 22, n. 2, p. 342-364, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/9Mz9ZKF7Q8fRztbGbgxGTmn/ ?format=pdf&lang=pt. Acesso em 12 out. 2023

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

SMOLKA, A.L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 1988.

SMOLKA, A.L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio pedagógico: livro para professores. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

JOSÉ BARBOSA, M.; SILVA MESQUITA, E.; SOUSA DE CASTRO, L. . Práticas de ensino na alfabetização: uma possibilidade fundamentada na perspectiva discursiva. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 19–36, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.7129. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7129. Acesso em: 22 nov. 2024.