Cultura digital y tecnodocencia

la educación desde la corporeidad tecnológica

Autores

  • Thiago Henrique Barnabé Corrêa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Luciana de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Erick Omar Miranda Patiño Universidad Autónoma de Chiriquí (Panamá)
  • Robson Carlos Loureiro Universidade Federal do Ceará
  • Nidia Yaneth Torres Merchan Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
  • Ana Cristina Borges Fiuza Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.6745

Palavras-chave:

Conocimiento. Docencia. Educación a distancia. Simbiosis biopsicotecnológica

Resumo

La pandemia (COVID-19) requirió que el mundo se reinventara. En las escuelas la figura del docente, posibilitó replantear acciones, desarrollando, en el sentido atribuído por Michel de Certeau, tácticas y estrategias para sobrellevar las nuevas dinámicas cotidianas de la virtualidad. En ese sentido, este artículo busca promover una reflexión desde diálogos de los autores sobre las implicaciones de  las tecnologías en la educación, con el fin de acercar, a la luz de diferentes teóricos, los conceptos metafóricos de la tecnología en el proceso de enseñanza-aprendizaje, y en la relación hombre-conocimiento. Además, se explica el significado atribuido a la tecnología en la docencia, con mirada crítica, a partir de una visión más amplia de sus posibilidades pedagógicas.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (ICENE/UFTM). Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão Universitária da UFTM. ORCID: 0000-0001-7123-1074.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará

Docente da Universidade Federal do Ceará (UFC, Brasil), Instituto Universidade Virtual. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Erick Omar Miranda Patiño, Universidad Autónoma de Chiriquí (Panamá)

Docente Titular de Informática na Universidad Autónoma de Chiriquí (Panamá). Fundador da Red Académica Verano TIC.

Robson Carlos Loureiro, Universidade Federal do Ceará

Docente da Universidade Federal do Ceará e do Instituto Universidade Virtual de Fortaleza. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Nidia Yaneth Torres Merchan, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia

Docente dos Programas de Doctorado en Ciencias de la Educación y Doctorado en Pedagogía y Didáctica de la Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC, Colômbia). Doutora em Didactica de las Ciencias Experimentales pela Universitat de València, com estágio pós-doutoral em Educação junto à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM, Brasil).

Ana Cristina Borges Fiuza, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Docente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM).

Referências

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces científicas, v. 3, n. 8, 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. Acesso em 01/02/2023.

ARAÚJO, A. O ensino de química via internet: uma experiência com a metodologia da webquest. Dissertação de Mestrado. Cuiabá: UFMT, 2020. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-129248/o-ensino-de-quimica-via-internet--uma-experiencia-com-a-metodologia-da-webquest. Acesso em 01/02/2023.

AUSUBEL, D.; NOVAK, J; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BAPTISTA, T. Ensino e aprendizagem de matemática na engenharia e o uso de tecnologia. Novas Tecnologias na Educação, v. 2, p. 1-14, 2005. Disponível em: https://www.readcube.com/articles/10.22456%2F1679-1916.13994. Acesso em 01/02/2023.

BARROS, A.; BATISTA, K. A administração na educação: os primeiros escritos sobre a administração escolar. Humanidades & Inovação, v. 7, p. 399-407, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/957. Acesso em 01/02/2023.

BOLITE, F. Corpo e tecnologia: implicações para cognição matemática. Anais da XXV Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu, 2002. Disponível em https://sites.google.com/site/jbolitefrant/publicacoes. Acesso em 01/02/2023.

BORBA, M., SILVA, R., GANADINIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BORBA, M.; VILLARREAL, M. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: Information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. New York: Springer Science & Business Media, 2005.

BRITO, M. O uso do computador na formação do professor: um enfoque reflexivo da prática pedagógica. Informática na Educação, v. 3, n. 1, p. 64-63, 1998. Disponível em https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2302. Acesso em 01/02/2023.

CERTEAU, M.; PIERRE, L. Morar, cozinhar. In: CERTEAU, M. (org.), A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1996, pp-2-9.

CORRÊA, T. H. B. Efecto 2000: paradojas educativas en la cultura digital. Anais do I Congreso Internacional Virtual en Ciencias, Educación, Tecnología e Ingeniería, Panama, 2020. Disponível em: https://www.veranotic.org/congresos/congreso-internacional-virtual-ceti-2020. Acesso em 01/02/2023.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafio para a educação. Revista Brasileira de Educação, v. 4, p. 171-173, 2003.

Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5PsqPTjpZs5pc7bYsYkyynJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 01/02/2023.

CYSNEIROS, P. A Máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 12, p. 227-231, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2971. Acesso em 01/02/2023.

D’AMBROSIO, B.; LOPES, C. Insubordinação criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 51, p. 1-17, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a01. Acesso em 01/02/2023.

DELEUZE, G., FÉLIX, G. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: 34 R, 1995.

DELEVATI, C.; CARVALHO, E.; COUTINHO, L. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Observatório Socioeconômico da Covid-19 (OSE), v. 9, p. 1-9, 2020. Disponível em https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em 01/02/2023.

FERREIRA, F. Sobre o Projeto Político-Pedagógico: (im) possibilidades de construção. In: VIÉGAS, L.; ANGELUCCI, C. (org.). Políticas públicas em educação: uma análise crítica a partir da psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

GADELHA, S. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GESTRADO. Docência na educação básica privada em tempos de pandemia. Belo Horizonte: Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente, 2020. Disponível em: https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/RELATORIO-COMPLETO-1011.pdf. Acesso em 01/02/2023.

GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências. Revista Unijuí, v. 12, n. 3, p. 153-156, 2008.

GRANDISOLI, E.; JACOBI, P.; MARCHINI, S. Educação, docência e a covid-19. São Paulo: USP/Instituto de Estudos Avançados, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Edson-Grandisoli/publication/343473967_Pesquisa_Educacao_docencia_e_a_COVID-19/links/5f2be15d458515b72906c59c/Pesquisa-Educacao-docencia-e-a-COVID-19.pdf. Acesso em 01/02/2023.

HODGES, C et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Washington: Educause Review Homepage, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em 01/02/2023.

JAPIASSU, H. O sonho transdisciplinar e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2010.

LIMA, H et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação e Sociedade, v. 41, p. 1-27, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.238957. Acesso em 01/02/2023.

LIMA, L. Integração das tecnologias e currículo: a aprendizagem significativa de licenciandos de ciências na apropriação e articulação entre saberes científicos, pedagógicos e das TDIC. Tese de Doutorado. Fortaleza: UFC, 2014. Disponível em https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8600. Acesso em 01/02/2023.

LIMA, L;, LOUREIRO, R. Tecnodocência: concepções teóricas. Fortaleza: UFC, 2019.

LIMNIOU, M.; ROBERTS, D.; PAPADOPOULOS, N. Full immersive virtual environment CAVE TM in chemistry education. Computers & Education, v. 2, n. 51, p. 584-593, 2008. Disponível em https://www.learntechlib.org/p/67326/. Acesso em 01/02/2023.

MACHADO, N. A Universidade e a organização do conhecimento: a rede, o tácito, a dádiva. Estudos Avançados, v. 42, n. 15, p. 333-352, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200018. Acesso em 01/02/2023.

MARCON, K. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem? Criar Educação, v. 2, n. 9, p. 80-103, 2020. Disponível em http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/6047. Acesso em 01/02/2023.

MELLO, I. O ensino de química em ambientes virtuais. Cuiabá: EDUFMT, 2009.

MOREIRA, V. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2019.

NOGUEIRA, F. Estado e políticas sociais no Brasil. Cascavel: Edunioeste, 2006.

NOGUEIRA, F.; RAMOS, A.; GOMES, G. Problemas de escolarizac?a?o, medicalizac?a?o e doce?ncia: outros olhares. Práxis Educacional, v. 15, n. 36, p. 84-107, 2019. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5861. Acesso em 01/02/2023.

ORTIZ, J. A. T.; CORRÊA, T. H. B. Aspectos pedagógicos del conectivismo y su relación con redes sociales y ecologías del aprendizaje. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250026. Acesso em 01/02/2023.

PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1987.

RUDIGER, F. Elementos para a crítica da cibercultura: sujeito, objeto e interação na era das novas tecnologias da comunicação. Sâo Paulo: Hacker, 2002.

SANTANA, M. Hipermídia Termoquim: uma estratégia pedagógica para o ensino de química. Dissertação de Mestrado. Cuiabá: UFMT, 2013. Disponível em: https://ri.ufmt.br/handle/1/1869. Acesso em 01/02/2023.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206113. Acesso em 01/02/2023.

TEIXEIRA, R. A educação formal e as metáforas do conhecimento: em busca de transformações nas concepções e práticas pedagógicas. Ciências & Cognição, v. 6, p. 12-25, 2005. Disponível em: https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/546. Acesso em 01/02/2023.

TORI, R. Tecnologias interativas para uma educação sem distância. São Paulo: FFLCH-USP, 2001.

WEY, W., GUIMARÃES, R. Corpo/corporeidade e ciência/tecnologia: encontros e/ou desencontros? Argumentos: Revista de Filosofia, v. 13, p. 332-343, 2020. DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.25.22. Acesso em 01/02/2023.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

CORRÊA, T. H. B.; LIMA, L. de; MIRANDA PATIÑO, E. O.; LOUREIRO, R. C.; TORRES MERCHAN, N. Y.; BORGES FIUZA, A. C. . Cultura digital y tecnodocencia: la educación desde la corporeidad tecnológica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 189–212, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.6745. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6745. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua