A simulação realística como método de aprendizagem significativa em cursos da área de saúde

Autores

  • Cintia Pinheiro Broggio Benicasa Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i3.6866

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Metodologias, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este artigo decorre de um trabalho de pesquisa cujo objetivo principal foi verificar o nível de conhecimento de docentes dos cursos da área da saúde sobre simulação realística como método ativo de ensino-aprendizagem. Como método foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de um questionário na plataforma Google Forms, com captação de docentes dos cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas e bacharelados na área da saúde, visando identificar o seu conhecimento e o uso da metodologia de simulação realística em sua rotina docente. Foram analisados os resultados obtidos pelas respostas de 62 docentes, dentro dos quesitos: conhecimento da ferramenta por parte dos docentes, utilização da metodologia com os alunos, verificação sobre o aproveitamento discente, estrutura para o desempenho da metodologia e percepção sobre a facilitação do trabalho docente. Com este estudo, foi possível evidenciar que os docentes dos cursos da área da saúde possuem elevado conhecimento sobre a simulação realística como método ativo de ensino-aprendizagem, e que a simulação realística é uma metodologia valiosa como aprendizagem significativa, por agregar conhecimento e habilidades aos discentes, em um ambiente pedagógico e seguro, além de ser um instrumento engrandecedor do trabalho docente.

Biografia do Autor

Cintia Pinheiro Broggio Benicasa, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Graduada em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, com mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC. Docente no ensino médio e técnico no curso técnico de enfermagem, junto a Escola Técnica Estadual de Suzano - ETEC Suzano, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS. 

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Publicado

2024-01-24

Como Citar

BENICASA, C. P. B. . A simulação realística como método de aprendizagem significativa em cursos da área de saúde. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 3, p. 213–228, 2024. DOI: 10.18554/rt.v16i3.6866. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6866. Acesso em: 29 abr. 2024.

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