Educação das Relações Étnico-Raciais

desafios e efetivação no currículo de pedagogia

Autores

  • Marcos Antonio Batista da Silva Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7142

Palavras-chave:

Licenciatura em Pedagogia, Educação Antirracista, Ensino Superior, Matriz Curricular

Resumo

O artigo discute acerca dos desafios e efetivação relacionados a Lei n.10.639/2003 no currículo do curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira, e suas implicações acerca da produção de conhecimento sobre raça, racismo e descolonização. Para tanto, analisamos à luz da teórica das relações étnico-raciais de autores contemporâneos o currículo do curso de Pedagogia de dois períodos, a saber: 2008 e 2015. Realizamos ainda, entrevistas com a comunidade acadêmica (estudantes e docentes). A coleta de dados qualitativos dialoga com a teoria de raça e racismo e dos aportes teóricos sobre currículo, relações étnico-raciais e descolonização, embasados pela análise de discurso de Teun Van Dijk. Os resultados da análise mostram que o debate sobre os estudos das relações étnico-raciais, ainda faz parte de disciplinas eletivas no curso investigado. Apreende-se que um currículo mais democrático e visando uma educação antirracista ainda está em construção.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

SILVA, M. A. B. da. Educação das Relações Étnico-Raciais: desafios e efetivação no currículo de pedagogia. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 3, p. 145–168, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i3.7142. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7142. Acesso em: 18 jan. 2025.