1ª Edição do Festival Surdolímpico do Tocantins:
relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7546Palavras-chave:
Educação Bilíngue de Surdos, Práticas Esportivas, Festival Surdolímpico, Identidade e Cultura SurdaResumo
A inclusão da população surda no contexto dos esportes escolares representa um desafio significativo e uma oportunidade crucial para promover a igualdade e a diversidade. Este trabalho busca relatar temas como acessibilidade, inclusão e educação bilíngue de surdos pelo esporte em um evento organizado pela Secretaria de Educação do Estado do Tocantins. Trata-se de um estudo campo de caráter exploratório e natureza qualitativa realizado a partir da nossa comissão de docentes e discentes da Universidade Federal do Tocantins. O evento foi realizado em setembro de 2023, oferecendo diversas estações de esporte projetadas para que os estudantes/atletas surdos pudessem praticar uma variedade de modalidades sem a pressão de uma competição. A forma dinâmica proposta na elaboração do Festival Surdolímpico, desafiou organizadores e participantes a criarem espaços inclusivos e educativos em cada estação esportiva, enfatizando a experimentação, o lazer e a interação social. Este trabalho evidenciou três eixos de reflexão: linguagem de sinais no esporte, iniciação esportiva em cinco modalidades e esporte na escola. Eventos neste formato representam estratégias inovadoras para ambientes esportivos e educativos. A colaboração e o envolvimento conjunto de entidades educacionais, governamentais e da sociedade civil puderam efetivamente contribuir para a criação de ambientes esportivos mais inclusivos e acessíveis.
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