Panorama da Educação de Surdos na Rede Municipal de Ensino de Araguaína - Tocantins

Autores

  • Stefânia Steves da Silva Sena Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Diego de Miranda Leão Diretoria de Educação Especial

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7723

Palavras-chave:

Educação Bilíngue de Surdos, Classes Bilíngues, Escolas Polo, Rede Municipal de Educação de Araguaína

Resumo

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa da dissertação de Steves - Reflexões para uma Proposta Implementação de uma Educação Bilíngue de Surdos na Rede Municipal de Ensino de Araguaína -TO e as ações do município a partir dos resultados expostos. A pesquisadora propõe reflexões para a implementação de uma educação bilíngue de surdos, atendendo a uma demanda do Plano Municipal de Educação de Araguaína, do Plano Estadual de Educação do Tocantins e da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional. Os objetivos foram mapear as políticas linguísticas educacionais atuais em relação à educação de surdos na rede municipal da rede e propor reflexões para a implementação de uma educação bilíngue. Foram analisados documentos que regem a educação de surdos na rede e realizadas visitas às escolas e constatou-se que os alunos surdos estavam dispersos e isolados, sem a oferta de uma educação bilíngue. É preciso pensar em uma matriz curricular considerando a língua de sinais, as identidades e a cultura surda. A partir da pesquisa a Diretoria de Educação Especial utilizou-se dos estudos da pesquisa para ofertar o ensino em/de Libras para os alunos surdos, concomitante a uma implementação de uma educação bilíngue em Araguaína.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

SENA, S. S. da S.; LEÃO, D. de M. . Panorama da Educação de Surdos na Rede Municipal de Ensino de Araguaína - Tocantins. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 2, p. 80–94, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i2.7723. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7723. Acesso em: 21 dez. 2024.