ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM NÍVEL MÉDIO E A PREPARAÇÃO DOS CIDADÃOS PARA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.186Abstract
O conceito de alfabetização científica encontra-se na atualidade permeado por princípios eventualmente incompatíveis entre si. Desenvolvimento de habilidades cognitivas, preparação para a continuidade dos estudos em nível superior, ingresso no mercado de trabalho e formação da cidadania estão entre os objetivos da educação para a ciência, que muitas vezes competem entre si no cotidiano escolar. No contexto das relações CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), a dimensão política da ciência deve ser contemplada pelo ensino de ciências. Este artigo revisa o conceito de alfabetização científica no contexto das relações CTSA e caracteriza razões e meios para que o ensino de física em nível médio abranja conteúdos curriculares sobre consumo e produção de energia a fim de prover a formação necessária para avaliar políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, em particular o Plano Decenal de Expansão de Energia 2020, posto em consulta pública pelo Ministério de Minas e Energia em 2011.
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