A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM FOCO NO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v6i2.486Abstract
No Brasil, a maioria da população aindanão tem acesso à justiça, pois não possui recursos suficientes que permitearcar com os honorários de um advogado apesar de o art. 5º inciso LXXIV daConstituição Federal de 1988 prever que o Estado deve prestar assistênciajurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência financeira. Esseserviço é realizado pelas Defensorias Públicas, porém elas não conseguematender a excessiva demanda. As faculdades de Direito por meio deconvênios firmados com tal órgão e com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)colaboram nesse sentido uma vez que desde 1994, o Ministério da Educação eCultura (MEC), por meio da Portaria nº 1886/94, fixa as diretrizes curricularese o conteúdo mínimo do curso jurídico tornando o estágio em prática jurídicaobrigatório. Estetexto tem por objetivo apresentar como funcionam os Núcleos de PráticasJurídicas (NPJs) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e daUniversidade Nove de Julho (Uninove), núcleos de extensão das faculdades deDireito. O trabalho fundamenta-se em autores que discutem a categoria extensãouniversitária tais como Freire (2010), Gurgel (1986), Sousa (2000). Utiliza-secomo procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas com doze assistidose com doze alunos, sendo seis de cada universidade que frequentam e trabalham nosnúcleos há mais de um ano. Os dados apontam que os NPJs estudados favorecem naformação acadêmica dos futuros advogados, porém atendem os assistidosfornecendo apenas a assistência jurídica necessária configurando-se assim comoação de responsabilidade social e não de compromisso social tal como propõePaulo Freire. Palavras-chave: núcleo de práticas jurídicas; extensão universitária;universidade.Downloads
Published
2015-09-25
How to Cite
VERCELLI, L. C. A. A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM FOCO NO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 6, n. 2, 2015. DOI: 10.18554/rt.v6i2.486. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/486. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.