PERCEPÇÕES SOBRE O USO DA TECNOLOGIA ENTRE ALUNOS REGULARES DO PROGRAMA PARFOR E DO CURSO DE PEDAGOGIA DO UNASP CAMPUS SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v6i2.585Abstract
O presente trabalho apresenta questões relacionadas ao uso da tecnologia ao na vivência acadêmica e social de alunos regulares do curso de Pedagogia e do programa PARFOR. Os objetivos são: obter informações sobre hábitos que envolvem o uso de recursos tecnológicos em atividades cotidianas; identificar possíveis dificuldades e faltas que estejam impedindo que os alunos progridam academicamente, ao fazerem uso de recursos tecnológicos. O estudo empregado é do tipo transversal. A amostra foi composta por dois grupos: alunos do 5º semestre das turmas noturnas do curso de Pedagogia e do PARFOR, ambos do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Foi aplicado um questionário cujas respostas foram baseadas na escala Likert. Os dados coletados foram tabulados e consolidados em planilhas com tratamento estatístico para comparação de dois grupos, usando teste de Willcoxon, determinados por valores de p<0,05. O estudo dos dois grupos revelou que a maioria dos alunos do PARFOR não se sente alfabetizada tecnologicamente, e solicita ajuda de outras pessoas para realizar atividades virtuais, o que não acontece em grande medida com o grupo de Pedagogia. Os dois grupos assumem a necessidade de incluir a tecnologia na formação acadêmica dos alunos. Há urgência em estudar estratégias que viabilizem o fácil acesso e manuseio dos recursos tecnológicos. Assim, com alunos alfabetizados e letrados digitalmente, é possível atingir plenamente os objetivos propostos pelo curso de Pedagogia e pelo PARFOR.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.