A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSOR VEICULADA PELOS USUÁRIOS DO FACEBOOK

Autores/as

  • Messias Dieb Universidade Federal do Ceará –UFC.
  • Gabriela de Aguiar Carvalho Universidade Federal do Ceará –UFC
  • Jamilley L. Vasconcelos Universidade Federal do Ceará –UFC.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v8i2.1551

Resumen

Este artigo tem como objetivo descreveralguns aspectos da representação social sobreaprofissão de professor que é divulgada pelo Facebook. O texto toma como base teórica as proposições de Serge Moscovici (1978) sobre a formulação e divulgação de representações pelos agrupamentos sociais contemporâneos. Nesse sentido, realizamos a pesquisa a partir das redes sociais da internet, em especial as que se formaram nas fanpages:a) “Profissão Professor”, b) “Professor dá Depressão” e c) “Acorda Cidadão!”, todas ambientadas no Facebook. Para a produção de dados, realizamos entrevistas com os internautas que visitam e curtem essas fanpages, bem como analisamos o conteúdo de seus comentários sobre as imagens postadas acerca da profissão de professor. Os dados revelam que a representação social sobre o professor se refere àquele sujeito que trabalha exaustivamente, ganha pouco em relação ao que trabalha e, por isso, é alguém malsucedido na vida. Os dados permitem afirmar que essa representação se configura envolvendo os seguintes aspectos: 1) Ser professor não é visto como profissão; 2) Ser professor é símbolo de desprestígio social; 3) Ser professor é símbolo de um trabalho estressante; e, finalmente, 4) Ser professor é motivo de piada em relação ao que ganha.

Biografía del autor/a

Messias Dieb, Universidade Federal do Ceará –UFC.

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará-UFC.

Publicado

2016-02-25

Cómo citar

DIEB, M.; CARVALHO, G. de A.; VASCONCELOS, J. L. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSOR VEICULADA PELOS USUÁRIOS DO FACEBOOK. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 8, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v8i2.1551. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1551. Acesso em: 22 dic. 2024.