ÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE SOCIEDADE, ETICISTAS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores/as

  • Mauro Sergio de Paula

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.233

Resumen

O estudo discute a relação existente entre o processo de formação profissional de saúde e a sua conduta ética na atuação profissional e objetiva contribuir com argumentos sobre o papel da educação na formação moral do indivíduo. A partir de reportagem noticiando práticas eticamente condenáveis em uma clínica de reprodução assistida, buscou-se, responder à seguinte indagação: O que leva um profissional a renegar suas responsabilidades profissionais, éticas e morais? Será que o seu processo de formação em nada contribuiu para a observância dessas responsabilidades? Observou-se que existe o predomínio de um modelo educacional que prioriza a formação técnica do indivíduo em detrimento de uma formação mais humana que contemple a construção de valores no futuro profissional, caracterizado como um modelo desencadeador de posturas que atentam contra a dignidade da vida e da pessoa humana. Vislumbra-se, para a superação desse modelo a necessidade de uma abordagem ética, desvinculada da pura temática deontológica, em todo o processo de formação do futuro profissional, pois a ética, embora constitua uma instância que somente o indivíduo pode desenvolver, se estimulada, poderá promover a dimensão moral do aluno em formação. Considerou-se que o desafio da formação ética do futuro profissional transcende a pedagogia e necessita de um diálogo entre os eticistas, os profissionais das diversas áreas e a sociedade, com vistas a promover as alterações paradigmáticas necessárias para se alcançar novas atitudes frente ao conhecimento e a transmissão de valores.

Palavras-chave: Ética. Educação. Formação profissional.

Cómo citar

DE PAULA, M. S. ÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE SOCIEDADE, ETICISTAS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 4, n. 1, 2012. DOI: 10.18554/rt.v4i1.233. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/233. Acesso em: 22 dic. 2024.