VERTENTES DA EDUCOMUNICAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS VAN NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS DA MÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.501Resumen
O presente artigo apresenta a experiência de articulação entre Educação e Extensão na UFSJ, especificamente, as ações extensionistas e educomunicativas do Programa “Vertentes Agência de Notícias” na formação de leitores críticos da mídia na Escola Estadual Dr. Garcia de Lima. A metodologia selecionada é estudo de caso, a partir do qual são apresentadas e debatidas as práticas educomunicativas empreendidas de agosto a outubro de 2013 na referida instituição de ensino. Avalia-se que os jovens, convocados à ação, por meio de estratégias de empoderamento do fazer jornalístico, passaram a se engajar na reflexão e construção das próprias representações do cotidiano. O jornal mural apresenta-se, assim, como um instrumento para proporcionar a elevação do aparato crítico-apreciativo dos receptores, que passam a atuar como agentes multiplicadores dessa iniciativa entre os colegas de outros turnos, passando a colaborar para a transformação de um alunado passivo, em parceiros ativos e responsáveis pela construção de um processo ensino-aprendizagem centrado no desenvolvimento da cidadania.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.