EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5461Palabras clave:
Evasão Escolar. Estatísticas da Educação Superior. Função da Universidade.Resumen
Um grupo multidisciplinar de profissionais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizou estudo com o objetivo de compreender os índices de evasão dos cursos de graduação do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação e de apresentar proposições. Foram utilizados os seguintes procedimentos teórico-metodológicos: revisão de literatura sobre o tema evasão na Educação Superior, levantamento de dados no sistema acadêmico da instituição e nos setores que registram a vida escolar dos estudantes e questionários. O estudo concluiu que o fenômeno da evasão é complexo, multifacetado, social e historicamente referendado, pois envolve desde questões relacionadas às condições objetivas de permanência na universidade, como questões financeiras, tempo, saúde, problemas familiares, até condições subjetivas como dificuldades de aprendizagem, dificuldades de adaptação à proposta pedagógica e à cultura acadêmica, falta de identificação com o curso e dúvidas quanto à inserção no mundo do trabalho após a formação. O estudo propôs o fortalecimento de ações institucionais que impactem na permanência e no sucesso acadêmico, além da implementação de um projeto de tutoria. Também indicou a necessidade de definir uma política institucional de combate à evasão com responsabilidades dos diferentes setores e profissionais da universidade, recursos e formas de acompanhamento articulado.
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