Tematização do tênis de mesa na Educação Física Escolar
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7095Palavras-chave:
Educação Física, Tênis de Mesa, Currículo Crítico, TematizaçãoResumo
Este estudo objetivou relatar a experiência de um professor de Educação Física em uma turma do 1° ano do Ensino Médio com a tematização do tênis de mesa. O relato de experiência foi desenvolvido em seis aulas, todas as quintas-feiras. Participaram das aulas 45 estudantes, sendo 19 meninas e 26 meninos. Aponta-se que o professor encontrou barreiras específicas, como a ausência de materiais e espaços específicos para a prática e a resistência dos alunos e alunas em vivenciarem essa prática. Concluímos que apesar das limitações relacionadas a materiais e espaços específicos, é possível tematizar o tênis de mesa na escola a partir da adaptação de materiais e da problematização dos saberes produzidos pela humanidade, efetivando um processo contínuo de conscientização crítica e emancipação dos(das) estudantes. Salientamos que a partir do envolvimento dos(das) educandos(as) na construção de materiais específicos, ampliou-se a familiarização e motivação deles e delas para as vivências. Nesse sentido, a participação dos(das) jovens foi efetiva, acontecendo um avanço gradativo das experiências relacionadas ao tênis de mesa a partir da sistematização pedagógica.
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