Práticas de leitura e escrita desenvolvidas com estudantes do 2º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8331

Palavras-chave:

Afabetização, Letramento, Prática pedagógica

Resumo

Este estudo aborda as práticas pedagógicas de leitura e escrita no contexto da alfabetização e do letramento. Para isso, investigou-se como essas práticas são realizadas em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental na única escola pública municipal de uma cidade no estado da Bahia. O objetivo principal foi examinar como ocorrem as práticas pedagógicas de leitura e escrita. Um dos objetivos específicos foi descrever e analisar as estratégias de leitura e escrita utilizadas pela professora em sala de aula. A pesquisa se fundamentou em autores como Soares (2003; 2004; 2016; 2020), Tfouni (2006), Ferreiro e Teberosky (1999), entre outros. A metodologia incluiu observações em sala de aula, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que a professora, embora de forma tímida, distingue alfabetização de letramento, demonstrando uma compreensão inicial dessas duas abordagens pedagógicas. Ela utiliza gêneros textuais variados em sala de aula, tanto nas atividades de leitura quanto de escrita, buscando proporcionar aos alunos uma experiência mais ampla e contextualizada com a língua. Além disso, frequentemente recorre ao livro didático para trabalhar aspectos gramaticais, ortográficos e estruturais dos textos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. Disponível em: https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin- laurence- analise-de-conteudo.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.

COSTA, H. C. V. Mão guiando mãos: o trabalho pedagógico com a produção textual de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental no município de Fortaleza - UFC. 2018. 126f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36807. Acesso em: 22 março 2023.

DOOLEY, L. M. Case Study Research and Theory Building. Advances in Developing Human Resources [Pesquisa de estudo de caso e construção de teoria. Avanços no Desenvolvimento de Recursos Humanos] (4), 335-354, (2002).

FERREIRO, E. Reflexões sobre a alfabetização. Tradução Horário Gonzales et. al. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 14)

GUERRA, E. L. A. Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Grupo ?nima Educação, 2014.

LOURENÇO, W. B. O recurso visual como instrumento facilitador na contação de história para surdos. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal da Paraíba. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1148/1/WBL16092016.pdf.

Acesso em: 01 abril 2023.

LUDKE, M.; ANDRE, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Pedagógica e Universitária Ltda, 1986. 99p.

MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização: São Paulo – 1876/1994. São Paulo: Ed. UNESP: Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2000. In. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Disponível em: chrome- extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://books.scielo.org/id/x4tj4/pdf/mortatti

-9788568334799-08.pdf. Acesso em: 30 Abr. 2022.

SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, 2003. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 10 fev 2023.

_____A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, 2004, v. 9, nº 52, p.1-7.

_____Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo, Contexto, 2016.

_____Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 8 ed. São Paulo, Cortez, 2006.

TOZONI-REIS, M. F.C. Metodologia da Pesquisa. 2 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A. 2009.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

FEITOSA, Gleiciane de Souza; JARDIM, Silvia Regina Marques. Práticas de leitura e escrita desenvolvidas com estudantes do 2º ano do ensino fundamental. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.2, p. e025007, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.2.8331. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/8331. Acesso em: 6 dez. 2025.