POR QUE ENSINO DO JEITO QUE ENSINO?REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Carmem Lúcia Ferreira, Edlaine Silva Ribeiro, Galsione Cruvinel da Silva

Resumo


 

Este ensaio de pesquisa bibliográfica tem como eixo central a relação das práticas de ensino, em escolas públicas, mais especificamente na educação infantil e no Ensino Fundamental. Traz uma reflexão acerca da postura do educador, enquanto agente de construção de conhecimentos na escola pública. Discute e debate acerca do conceito de capacitação de educadores e da produção de saberes, com base na visão de alguns estudiosos que trabalham o processo de ensinoaprendizagem e na concepção de como a escola concebe o "saber" e o que ela classifica como "ignorância". Questiona a forma com que é dirigida aos professores a formação continuada, os quais, na maioria das vezes, são obrigados a cumprir uma carga horária, sem uma discussão aprofundada sobre a necessidade da capacitação docente. Mais adiante é evidenciada a importância do processo de inovação, elaboração e reflexão acerca das práticas educativas, principalmente dos profissionais da Educação Básica, que tratam de sujeitos em fase de formação, de transformação, crianças e jovens, que merecem uma atenção especial por parte da escola. Enfoca ainda o modelo de educação formal e a necessidade da busca de outro paradigma educacional, visando inserir os educandos no processo de intervenção na escola, na vida e no mundo. Analisa, por fim, o processo de exclusão/inclusão, direcionado tanto aos educadores, quanto aos educandos, presentes nas instituições de ensino e nas políticas públicas.

Palavras-chave:

 

Capacitação Docente. Construção de Saberes. Formação Continuada. Práticas Educativas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v3i1.113

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.