POR QUE ENSINO DO JEITO QUE ENSINO?REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v3i1.113Abstract
Este ensaio de pesquisa bibliográfica tem como eixo central a relação das práticas de ensino, em escolas públicas, mais especificamente na educação infantil e no Ensino Fundamental. Traz uma reflexão acerca da postura do educador, enquanto agente de construção de conhecimentos na escola pública. Discute e debate acerca do conceito de capacitação de educadores e da produção de saberes, com base na visão de alguns estudiosos que trabalham o processo de ensinoaprendizagem e na concepção de como a escola concebe o "saber" e o que ela classifica como "ignorância". Questiona a forma com que é dirigida aos professores a formação continuada, os quais, na maioria das vezes, são obrigados a cumprir uma carga horária, sem uma discussão aprofundada sobre a necessidade da capacitação docente. Mais adiante é evidenciada a importância do processo de inovação, elaboração e reflexão acerca das práticas educativas, principalmente dos profissionais da Educação Básica, que tratam de sujeitos em fase de formação, de transformação, crianças e jovens, que merecem uma atenção especial por parte da escola. Enfoca ainda o modelo de educação formal e a necessidade da busca de outro paradigma educacional, visando inserir os educandos no processo de intervenção na escola, na vida e no mundo. Analisa, por fim, o processo de exclusão/inclusão, direcionado tanto aos educadores, quanto aos educandos, presentes nas instituições de ensino e nas políticas públicas.
Palavras-chave:
Capacitação Docente. Construção de Saberes. Formação Continuada. Práticas Educativas.
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